terça-feira, 2 de junho de 2009

Revista Ensaio Geral



É com alegria e muita expectativa, que a Revista Ensaio Geral retorna às mãos dos leitores.

Após vinte e poucos anos, a Escola de Teatro e Dança da UFPA (Etdufpa) reabre espaço para publicações de professores e estudantes das Artes Cênicas. Ao retomar projeto iniciado na década de 80, pelo Serviço de Teatro Universitário, sob a coordenação e supervisão da professora Maria Sylvia Nunes, a Escola cumprirá mais uma função educativa, a de repassar à sociedade os resultados de trabalhos e pesquisas desenvolvidas.

As primeiras publicações da revista Ensaio Geral aconteceram nos anos oitenta, vinte anos após fundação do Serviço de Teatro da UFPA. Na época, as estudantes, hoje professoras doutoras em artes cênicas e profissionais da área, Wlad Lima e Olinda Charone, participaram do processo de montagem dos exemplares, datilografados e mimiografados. Hoje, participarão como autoras e divulgadoras das próprias produções. As publicações foram interrompidas, por diversas razões, mas existem três exemplares preservados, com textos importantes sobre teatro, na Biblioteca da Escola. Felizmente, foi um período fecundo, de muita produção artístico-acadêmica que, ora, vem a público.

A Revista manterá o nome Ensaio Geral como forma de homenagear e reconhecer o trabalho da equipe fundadora do Serviço de Teatro Universitário. Na década de 1960, a professora Maria Sylvia Nunes, o professor Benedito Nunes, a professora Angelita Silva, com a participação indispensável de alguns professores, como os visitantes Amir Hadad, hoje, diretor do grupo Tá na Rua, no Rio de Janeiro, e o professor Carlos Eugênio Marcondes Moura, pesquisador ligado ao CNPq, deram início ao processo de formação para profissionais das artes cênicas.

A Revista Ensaio Geral, com os trabalhos acadêmicos será importantíssimo veículo de registro, divulgação e fontes de outros estudos para os interessados e conhecedores da área. Principalmente agora, em que a Escola amplia a oferta de cursos para a sociedade, com as Licenciaturas em Dança, Especialização em Estudos Contemporâneos do Corpo: Criação, Transmissão e Recepção iniciadas em 2008 e Licenciatura em Teatro, vestibular 2009. Além de manter os Cursos técnicos em Dança, Teatro e Cenografia, mais a oferta diversificada de Oficinas de curta duração, Projetos de Extensão e de Pesquisa.

Os objetivos principais da Revista serão os de divulgar a produção cênica; refletir sobre o cenário artístico na, da e para a Amazônia; dialogar, sempre que possível, com outras regiões, etnias e linguagens, no exercício da encenação e das inúmeras possibilidades de apresentações para a sociedade; incentivar e instigar os novos pesquisadores para se lançarem à lida diária do criar/fazer/pensar/divulgar, no processo ininterrupto que é o da produção de conhecimento. Os assuntos a serem abordados deverão explicitar o estado das artes cênicas da Amazônia, prioritariamente; os processos de construção das pesquisas e espetáculos apresentados; o panorama crítico-reflexivo sobre as obras realizadas nos palcos amazônidas.

A presente edição da Revista Ensaio Geral traz, inicialmente, textos de dezoito professores da Escola, – envolvendo as três áreas dos cursos: teatro, dança e cenografia – num esforço coletivo para o começo de um diálogo que se pretende ininterrupto e ampliado. Os textos servirão para, em primeiro lugar, dar a conhecer aos estudantes e profissionais da área, um pouco do que cada autor tem desenvolvido em suas pesquisas e em experiências artísticas e acadêmicas, em segundo lugar, para que eles consultem e se sintam motivados a trocar idéias e aprofundar os conceitos trabalhados nos textos.

Nos próximos números haverá a participação de pesquisadores de outras instituições e de estudantes dos cursos ofertados pela Escola. Nesta retomada do projeto de publicação, contamos com a colaboração dos qualificados professores que dispuseram parte de sua produção científica nesta empreitada. Sob as bênçãos dos deuses dos palcos, vida longa à Revista Ensaio Geral. Evoé!

Boa leitura!

Bené Martins

Nenhum comentário: