O maior teatro do Norte no Regatão Cultural de hoje
Palco, camarins, escadarias e camarotes são testemunhas de cenas inesquecíveis da história paraense. Tesouro da arquitetura neoclássica, o Theatro da Paz simboliza a era de ouro vivida na Belém do século XIX.
.
O Regatão Cultural desta terça (19) conta momentos que compõem os 131 anos de existência do teatro. O programa é exibido às 19h30 e reapresentado no domingo, às 13h30, pela TV Cultura do Pará.
.
1878, 15 de fevereiro, sexta-feira. Para atender ao desejo da burguesia carente de um espaço cultural mais sofisticado, o então denominado Theatro Nossa Senhora da Paz foi inaugurado...
.
Luxuoso e imponente, o teatro representava a riqueza obtida no auge da exportação da borracha e o projeto de transformar Belém em uma réplica da capital francesa.
.
Os frequentadores do teatro assistiram a grandes óperas, balés e orquestras. Em 1880, a chegada da Companhia Lírica Italiana de Tomas Passini marcou o início da tradição lírica do Theatro da Paz. Na dança, o público acompanhou os passos da bailarina russa Ana Pavlova.
.
Mesmo depois de muitas mudanças, o Theatro da Paz ainda é um símbolo da cultura paraense. Em 1963, foi tombado como patrimônio histórico nacional. O Regatão reuniu diversos olhares sobre o teatro que concorre ao posto de maravilha monumental do Brasil.
.
Serviço: O programa Regatão Cultural vai ao ar toda terça-feira, às 19h30, e é reapresentado no domingo, às 13h30, na TV Cultura do Pará. Sugestões você pode enviar para: regataocultural@funtelpa.com.br. Ou ligue: (91) 4005 7740/4005 7715.
Equipe:
direção
Cleide Magalhães
Dimitri Maracajá
roteiro
Cleide Magalhães
Leila Negrão
reportagem
Cleide Magalhães
edição e texto
Leila Negrão
edição não-linear
Mauro de Paula
narração
Guaracy Brito
produção
Vanessa Macedo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário