terça-feira, 11 de outubro de 2011


O governo do estado entrega na manhã desta terça-feira, 11, o Centro de Terapia Renal Substitutiva Pediátrica da Fundação Santa Casa, que vai atender a demanda de crianças e adolescentes com problemas renais crônicos. O serviço vai beneficiar pacientes que eram atendidos em vários locais e agora passam a ter um espaço como referência. A nova unidade terá 10 máquinas que vão receber pacientes em dois turnos (manhã e tarde).
Segundo o secretário estadual de Saúde, Helio Franco, a Unidade de Hemodiálise da Santa Casa atenderá prioritariamente as crianças renais crônicas que, atualmente, são atendidas no Hospital de Clínicas Gaspar Vianna e outras casas de saúde.

"Nesses nove meses, conseguimos reduzir a demanda reprimida de pacientes que não estavam vinculados a nenhum serviço e ainda temos possibilidade de abrir novos serviços de terapia renal substitutiva nos municípios de Ananindeua e Ulianópolis, mas o que existe hoje supre a necessidade".

Para Monique Calandrini Rodrigues, nefropediatra que coordenará o espaço, o serviço vai atender especificamente crianças e adolescentes menores de 18 anos, ofertando um atendimento humanizado e especializado ao paciente renal crônico com aparelhos novos e modernos para hemodiálise.
Serão cerca de 40 profissionais entre médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais e outros que juntos farão o melhor no atendimento ao paciente nas várias modalidades de tratamento renal.

Nenhum comentário: