domingo, 30 de maio de 2010

CaCá (Carvalho): o nosso craque C u l t u r a l !
.
Hoje > no Diário do Pará > respondendo à pergunta de Dominik Giusti:
.
Como você analisa as políticas públicas de cultura do Estado?
.
Cacá: Eu acho que não só o Pará, ou Belém, mas talvez uma geração tenha sido penalizada porque a gestão cultural, no sentido de quem detém o poder de gestão, é formada por elementos que não são ativos culturais, porque o ativo cultural precisa gostar de gente e de cultura, e da cultura da gente.
.
Normalmente são cargos de natureza política, de gente que gosta de política com a cultura, e não de política cultural.
.
É preciso pensar na cultura ativa, que provoca o desenvolvimento do cidadão. A cultura é humanitária, pensa no homem, não no evento político da cultura tão somente.
.
Mas esse não é o problema de Belém ou do Pará, de jeito nenhum.Eu não faço política cultural, nem pretendo fazer, mas não vejo os gestores fazendo algo para aquele outro, que na realidade é igual a nós, que não vive, mas dorme sob o calor úmido desse berço em que nascemos, que é essa cidade.
.
Ninguém poetiza sobre a cultura.
Não se pode ver a vida apenas pelo lado pragmático e objetivo. A cultura é subjetiva.
.
O título do espetáculo que eu trago é altamente significativo. Quando eu falo "O Homem Provisório" é porque acredito que este estado em que vivemos é provisório.
.
Uma nova qualidade de homem precisa nascer, e uma nova qualidade de homem depende de cada um de nós.
.
É bom que fique claro que não é uma crítica de A ou B que está sentado na cadeira fazendo gestão de secretaria em Belém ou Pará. Digo isso para o Matarazzo em São Paulo. Não é contra isto, é contra o todo.
.
Não dá para ser mais no mesmo sistema, nem no voto, nem no comportamento ridículo dessas pessoas que estão no poder.
.
Eu e milhões não merecemos ser tratados como gado.
Eu falo em meu nome e em nome de milhões.
.
***

Um comentário:

papistar_nunes disse...

Esse é o craque dos craques das Artes. Cacá meu amigo de palco, da vida e meu excelente diretor em "A Terra é Azul".
Ele é um orgulho do Pará, como nosso poetinha Ron.

Ele tem razão quando diz que somos tratados como gado.Se voce os procura numa segunda-feira, pior ainda, te recebem com um mal humor gritante, uma preguiça pecaminosa, barbudos, cheirando a ressaca e voce, que se preparou dias, às vezes meses para ser atendido, se vê todo cheiroso, arrumado, na frente de pessoas que "passam a vista, folheiam" o teu Projeto e quando voce já desesperado percebe que eles não vão ler mesmo, começas a querer explicar correndo, o que voce estudou meses para poder bem explanar,aí eles te "cortam" e vem com soluções invíávéis e voce sai de lá com a cara de bundão, vontade de chorar, de desistir de tudo mas aí vem a idiota esperança que tudo vai mudar, que virão novos gestores que apreciem e vivam a Arte, a Cultura.Ledo engano, tudo se repete, porque na Política nada se cria, nada se transforma, apenas se copia a corrupção,a mentira, o engano.
Graças à Deus fiz tudo o que gostaria de ter feito em matéria de Arte, atuei, produzí e dirigí e agora com os meus 56 anos, estou me aposentando,vou fazer arte ao lado de pessoas que querem se assemelhar à Deus e não ser Deus.

Aqui, ninguém que está no Poder, está poetizando sobre Cultura,se Deus quizer serão "Homens Provisórios"para que nossos descendentes que queiram labutar com a Arte possam trabalhar em paz, com honestidade e fazer a alegria e o crescimento do povo.

Muitas felicidades homens abençoados da Cultura,(tu,Cacá e tantos outros), voces nunca serão "Provisórios",serão eternizados entre nós que amamos a Arte, a Cultura.
Boa semana poeta lindo. Bjssssssss