quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010


O Instituto Teotônio Vilela, Seção Pará, vem realizando seminários no interior do Estado - "O PARÁ QUE QUEREMOS", cumprindo seu objetivo de promover estudos, palestras e debates sobre a realidade nacional e local, com objetivo de formular políticas públicas que respeitem os princípios democráticos, a responsabilidade fiscal e social, a coerência e a ética política.
.

Os encontros já realizados nos municípios de Acará, São Miguel do Guamá e Marapanim foram uma demonstração emocionante da disposição da sociedade paraense, através das suas lideranças institucionais, comunitárias e sindicais, de discutir e encontrar caminhos e soluções que atendam os direitos elementares da cidadania e que inspirem o exercício da política como um instrumento de transformação para melhor.
.

Percebe-se nesses encontros a enorme rejeição à cooptação e à mentira como instrumentos da política.
.
Mas, maior do que a rejeição a essa estratégia espúria de “fazer política”, é o vigor que transparece, em cada reunião destas, dos segmentos ativos desta sociedade.
.
Todos querem fazer parte de um projeto que inspire confiança, respeito e que aponte perspectivas concretas de retomada do crescimento econômico para garantir o desenvolvimento social que se traduza na melhoria da vida no cotidiano, no acesso à educação, na assistência à saúde e na garantia da segurança pública, que são hoje preocupações prioritárias de todos, especialmente dos que mais sofrem os efeitos desta má política.
.
Há uma enorme esperança num Pacto pelo Pará. Um Pacto sem “donos da verdade”, assimilado por todos porque construído coletivamente, e estimulante porque respeita a capacidade e a competência de cada cidadão.
.
A Rede Pró Pará é um elo importante deste Pacto.
.
*Antonio Gomes Lacerda
.

***

-- Você é parte integrante de um grupo de cidadãos

2 comentários:

Anônimo disse...

Sugiro que convidem o Dr. Almir para debater com o Dr. Jatene nesses seminários. Acredito que teríamos um debate de alto nível.

Anônimo disse...

Que tal se os mediadores forem o Deputado Zenaldo Coutinho e o Senador Flexa Ribeiro? A unidade estaria garantida RSRSRS