domingo, 7 de março de 2010

Miguel Chikaoka

As fotografias de M.Chikaoka: são tão livres como as águas e os ventos. É o nosso mundo posto a nu: es-pe-lhís-ti-co e despudoradamente simples.(Ronaldo Franco)




O que pensa e fala Miguel Chikaoka* "Você não precisa fazer a grande foto. O processo, a sensação de estar fazendo aquilo é que interessa."
.
"Gosto de trabalhar com cada vez menos aparatos. Hoje existem coisas por demais sofisticadas...penso que isso é uma aberração. As pessoas acabam esquecendo as coisas simples."
.
Sobre Belém:
.
"É uma região linda, maravilhosa, pulsante, desejada, explorada e mal cuidada. Temos esse mal cultural de achar que a culpa é só dos governantes, mas não basta engrossar o coro dos descontentes, dos indignados. Temos que ser mais estratégicos, subversivos, guerrilheiros. A base é a educação, não se muda a cena reclamando. Sou pela "semeadura", plantar mais que colher, com amor e poesia."
.
"Tenho uma dificuldade pessoal de saber qual é o meu trabalho como fotógrafo. Minha atividade principal hoje - é a fotografia.
Mas eu poderia ser um jardineiro, um entregador de pizza...o importante é fazer com prazer, é a dedicação, é a entrega.
Meu trabalho não é uma imagem congelada, uma obra pendurada na parede. Meu trabalho é um processo."
.
Sobre o professor Miguel:
.
"Sei que é piegas dizer isso, mas eu aprendo muito mais do que ensino. Me incomoda as pessoas dizerem que "aprenderam comigo". Eu posso até ter propiciado aquela experiência, mas é a vivência da pessoa que ensina, isso é de cada um. É o convívio riquíssimo, a troca...o mérito é de todos, inclusive meu - e não "somente" meu.
.
Textos retirados da excelente entrevista de Amanda Aguiar com Miguel Chikaoka (no Diário do Pará)
.
***

3 comentários:

Nayana Serrão disse...

Amigo, adorei esse post sobre Miguel Chicaoka. Ele é maravilhoso como pessoa e fotógrafo. Uma sensibilidade e um olhar fotográfico, que não se encontra a toda hora por aí.
Muitos aplausos à ele e a vc, por esse post.

Beijos

Anônimo disse...

Esse cara é muito bom. E melhor ainda porque é um cara simples.

Téo.

Anônimo disse...

Miguel é um excelente exemplo de talento e humildade.

Muitos precisam aprender com ele.Muitos.

Poeta,você disse tudo em poucas palavras sobre as fotografias de Miguel.Uma definição exata.E bonita.

Léa Mello