quarta-feira, 9 de junho de 2010

Medo e preconceitoO medo do diferente é o pai do preconceito, que por sua vez abre feridas na alma.
Porém nos ensinaram que temos que ser iguais, inclusão geral.
Então, para não sermos diferentes, portanto objetos de suspeita ou rejeição clara, mentimos uma igualdade impossível.
Melhor seria entender, cultivar e afirmar nossas diferenças - não como fator de ódio, mas de um espaço de crescimento natural de todos para um melhor convívio.
.
O diferente parece ameaçador: queremos preservar nossa individualidade, tememos que o outro nos prejudique.
.
A obrigação de nos enquadrarmos num modelo aflige e frustra a grande maioria de nós.
Poucos conseguem ser originais: calçamos o mesmo tênis, vestimos roupa de um mesmo tamanho, usamos o mesmo cabelo, sorrimos com os mesmos dentes, temos o mesmo ar desanimado ou delirante - porque nos drogamos seja com o que for, para aguentar.
.
E se a nossa cabeça for um pouco mais alta, nosso corpo mais pesado, nosso desejo fugir à regra, se formos negros ou amarelos ou brancos, gordos ou magros demais, seremos quase inevitavelmente apontados: preconceito é o nome dessa perseguição.
.
Religiões continuam ensinando que ser homossexual é doença ou anormalidade; usar camisinha é pecado, e evitar filho (a não ser com aquele falibilíssimo método "natural), pecado também.
.
Culpabilizar uma raça e vitimizar a outra não ajuda a ninguém: promove o ódio racial, assim como as palavras irracionais podem promover ódio de classes.
.
E assim, membros da manada social, política, econômica, cultural, padronizados, desesperados ou fúteis, criadores ou robotizados, covardes e heroicos, amorosos ou perversos, modernos mas assustados, carregamos a vida em vez de curti-la.
.
Com ela subimos a escada rolante pelo lado errado, na busca de algo que nos alegre ou conforte, ou nos diga quem somos e o que fazemos neste mundo belo e feroz, sob o olhar irônico dos mitos que inventamos.
.
*Lia Luft.Do livro "Múltipla Escolha"
.
***

2 comentários:

Léo Meneses disse...

Maravilhoso, Ronaldo!

papistar_nunes disse...

É a mesmice poeta, é a mesmice!!!