quinta-feira, 17 de junho de 2010




O futebol precisa voltar a ser interessante
(Texto de Gerson Nogueira - Diário do Pará)


"A Copa do Mundo da África do Sul, encontra-se numa encruzilhada.
.
O alto investimento financeiro de um evento dessa grandeza precisa satisfazer plenamente seu principal cliente - o torcedor.
E não há torcida no planeta que aprecie jogos amarrados, presos a sistemas de marcação e pouquíssimos gols. Desde que foi aperfeiçoado pelos ingleses, a essência do futebol é o gol, artigo raro neste torneio.
Tão raro que os torcedores nativos, pouco familiarizados com as regras do esporte, andam aplaudindo até cobrança de escanteio.
Qualquer lance próximo da área desperta um rumor de expectativa nas arquibancadas, seguidos imediatamente de expressões de desapontamento.
Sem entrar no mérito desse aprendizado a que o sul-africanos estão sendo submetidos meio na marra, o fato é que o futebol precisa se reinventar - e depressa.
Não há como atrair novas plateias com um produto tão desinteressante e sujeito a despertar tédio coletivo. Bocejos eram vistos, em escala gigante, na noite gelada do Ellis Park em plena estreia de uma das maiores atrações da Copa."
.
Não consigo enxergar futuro num esporte tão trabalhoso e caro, que consome milhões de dólares a cada Copa do Mundo, mas não se aperfeiçoou como entretenimento.
.
***

Nenhum comentário: