sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Anima Mundi Especial Pará 2008

O Anima Mundi Especial Pará 2008 exibe nesta sexta-feira, dia 19, dois longas inéditos no Brasil: “Belowars” , do brasileiro Paulo Munhoz, e “Idiots and Angels”, do americano Bill Plympton.

A programação começa às 16 horas, na Estação das Docas, com a sessão infantil, e traz ainda os filmes da sessão Curtas 1. O Anima Mundi Especial Pará é realizado pelo Instituto de Artes do Pará (IAP), com apoio da Organização Pará 2000. Os ingressos custam R$ 2,00 (R$ 1,00 para estudantes) e podem ser adquiridos na bilheteria do Cine Estação, a partir das 13h.

“Belowars” (Brasil, 2007, 1h11’), é uma adaptação do livro infanto-juvenil “Guerra Dentro da Gente”, do escritor Paulo Leminski (1944-1989). O filme foi convidado para representar o Brasil na mostra Cicdaf 2008 - China International Animation and Digital Arts Festival, que acontecerá de 28 de setembro a 1º de outubro.

O segundo longa da programação é “Idiots and Angels” (EUA, 2008, 1h18’), animação em lápis sobre papel do veterano animador americano Bill Plympton. Angel, um homem egoísta e sem ética, acorda certa manhã com asas nas costas. Ele tenta desesperadamente se livrar delas, mas acaba tendo que lutar contra aqueles que vêem nas asas um caminho para o sucesso e a fortuna. Indicado duas vezes ao Oscar, Plympton é um dos maiores nomes da animação mundial.

Seu principal mandamento é produzir “filmes curtos, baratos e engraçados”, por isso ele evita trabalhar com grandes estúdios. O humor oblíquo e o sarcasmo são característica do artista, que já fez vídeos para Madonna e Kanye West, além de ter sido ilustrador e cartunista de revistas como Rolling Stone e Vanity Fair.

Em Belém estão sendo oferecidas duas oficinas, massinha de modelar e pixilation, com atividades diárias, das 15h às 20h (hoje) e das 10h às 17h (sábado e domingo). As idades mínimas para participar são oito anos (massinha) e seis anos (pixilation). Não é necessário realizar inscrição prévia. O Anima Mundi Especial Pará segue até domingo.

****

Nenhum comentário: