quarta-feira, 25 de março de 2009

Luiza Caetano:a autenticidade da pintura naif mundial

*Natural da Venda do Pinheiro, Portugal, e galardoada com vários 1ºs.prêmios e menções honrosas, esta pintora está representada em vários países, tendo realizado mais de uma dezena de exposições individuais,e cerca de uma centena de coletivas em portugal e no estrangeiro, nomeadamente, EUA, África, Brasil, Turkia, França, Espanha,Alemanha, Itália entre outros.
.
*Foi considerada pelo crítico de arte italiano, António Malmo uma das pintoras mais fiéis à autenticidade da pintura naif mundial.
.
*O interesse que Luiza Caetano sempre sentiu pelas artes plásticas desembocou na criação pictórica em 1988.
.
*Dessa altura > data também a primeira mostra dos seus trabalhos na Galeria de Arte do Casino Estoril, onde tem continuado a expor com alguma regularidade.

.






*Luiza Caetano >>transpõe para a tela, numa paleta de cores vivas, aquilo que vê e guarda na memória: as imagens do seu universo infantil, a figura de Amália Rodrigues, que muito admira, ou os bairros e as ruas de Lisboa, desde os 18 anos, quando se mudou para a capital.
.
*A apresentação da sua obra tem levado Luiza Caetano a viajar pelo mundo - já expôs em França, Itália e Brasil, entre outros países.
***

7 comentários:

Andrea Guim disse...

Legal a reportagem sobre a Luiza. Eu a conheci no Orkut e até hoje trocamos mensagens e e-mail de pinturas e poesias (ela é uma poetiza de primeira, não?!)
Abraços!

jac rizzo disse...

Linda, linda!!!
Adorei!

Um abraço pra vc!

Luiza Caetano disse...

Este Poetinha Ronaldo é danadinho para fazer surpresas. Que surpresa mais encantadora e também inesperada.
Amigo, sinto-me verdadeiramente honrada por me ter destacado neste seu excelente blogue, onde até a minha amiga Adre Guim me encontrou.

Temos em comum esse elo das palavras que por vezes nos sobrressaltam em versos e poemas que soltamos aos 4 ventos.

Bem Hajas, Poeta!

Parabéns a este maravilhoso blogue

Dolores Jardim disse...

Como é que eu não tinha visto,esta maravilha aqui?

Que linda homenagem,merecida à amiga Luiza Caetano!

Tanta luta,mas também muitas vitórias!


Adorei,ver minha amiga!
Muito obrigada Poeta Ronaldo Franco!

Beijinhos.
Dolores Jardim

Anônimo disse...

recado a luiza caetano.luiza,eu namoro o seu blog quase todos os dias,parece uma devoçao,e cada dia mais tenho certeza que es a maior e melhor pintora naif do mundo.voce pinta os quadros que um dia sonhei pintar e nao consegui:os nerudas,f.pessoa,etc.passo horas e horas me deliciando.dos teus poemas eu devoro.voce deve ser a pessoa mais linda do mundo.que deus te abençoe.amo tudo que fazes.sou seu fa n.1 ernane cortat

Luiza Caetano disse...

Uma verdadeira honra estar aqui entre as e os grandes nomes da poesia e da pintura num destaque de Ronaldo Franco - que recolhe aqui e ali algumas das minhas passagens pelo seu categorizado blogue.

Não lembro se na altura celebrei essa honra e prazer mas, fui chamada agora para o teu blogue que me deixou extasiada de contentamentos. O artista sempre gosta de ser reconhecido. É como se de fora para dentro alguém complementasse a obra com uma pincelada, uma palavra ou um toque de emoção. Essa emoção que neste momento me deu muita alegria deixando nela um grande abraço ao Ronaldo Franco. É tão pouco dizer obrigado. Mas eu digo com todo o meu coração.

Luiza Caetano disse...

Não quero deixar de agradecer todos os comentários carinhosos aqui registados.
U87M GRANDE ABRAÇO POÉTICO A TODOS