quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Este ano não vai ser igual aquele que passou...
Uma das maiores referências culturais deste país, a nossa inesquecível conterrânea Eneida de Moraes, a renomada escritora e festejada carnavalesca Eneida, ao contar a história do carnaval dizia, com muita propriedade:"O carnaval tem o condão de igualar os desiguais, ricos e pobres, brancos e
negros, e outros tantos...Nele desabam as barreiras sociais."

Em Belém, com os tamborins nas ruas, cessam todas as divergências, todas as inquietações, todas as dificuldades, e as expectativas antes sombrias, passam a ser alvissareiras, na hora que o Rei Momo, primeiro e único da Pandegolândia, anuncia aos súditos sua presença.

A partir daí, então, tudo se acalma (em termos obviamente),pois os foliões só vão se acalmar, mesmo, na quarta feira de cinza.

O novo salário mínimo, por exemplo,sai do bolso, sai dos meios de comunicação, tal como as meias e cuecas cheias de dinheiro, o mesmo acontecendo com a possível troca de secretários da governadora, ou talvez com a confirmação de alguns, pois certamente o cargo é tão bom que muitos não gostariam de largá-lo para sambar. Consta aliás, que um deles, por sinal detentor de um respeitado e invejável currículo, já chegou a declarar não saber como conseguiu viver tanto tempo sem ser secretário.

Nesse particular a calmaria é tamanha e muitos chegam a imaginar vivendo em Aruanda, o território que trazemos dentro de nós como explica Eneida: Belém de liberdade e paz, sem desigualdades nem ódio sem injustiças ou crueldades, cidade de amor sonhado por todos os homens.

Chegam até a imaginar que tudo será diferente (pra melhor, pensam os mais otimistas), motivados pelos conhecidos versos da velha canção carnavalesca, "de que este ano não vai ser igual aquele que passou."

Lamentavelmente, porém, tudo é ilusão, mera fantasia e nada mais.

Passados os folguedos, dos quais só restarão cinzas, cansaço, retalhos de cetim, pierrôs apaixonados, colombinas abandonadas e pedacinhos coloridos de saudade.

Além disso, só a esperança batucada e renovada na cabeça do povo e a certeza de que a vida continua...
.
***

5 comentários:

Anônimo disse...

Secretário gosta de sambar no tucupi, meu camarada.
Téo

Anônimo disse...

Alguns secretários estão se achando.Se achando os Reis de Belém.

Beth

Anônimo disse...

Esse governo errou em muitas escolhas.Botou gente que é o ó.Ó Deus.
O secretário de cultura só pensa em votos.Um outro, putz,já tá pensando em ser governador.
E eles colocaram a governadora numa redoma.Ninguém chega perto dela.E ela só ouve e vê pelos ouvidos e olhos deles.Triste realidade.Votei na Ana Júlia.Hoje,sei o tanto que errei.
Graça Bentes.

Anônimo disse...

Calma, Graça.A governadora disse que política é como nuvem.Portanto,tudo vai passar.rs

Heloísa Magalhães

Anônimo disse...

Ao invés de ficar n os lamentando vamos fazer uma reflexão e ver o que a governadora fez nesse tres anos no estado do Pará. Com ceerteza vc vai ver que independente do pensam os secretários esse estado está muito melhor. Eu votei e voto de novo, porque ainda não me esqueci dos 12 anos de abandono e convido a todos e todas relembrarem.