quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Alfredo Reis: O número 1 dos Festivais

* Alfredo Reis com sua filha Nanna (cantora).

A música de Alfredo Reis é de um acentuado sentido regionalista, poucas vezes saindo dessa linha.
Com atuação destacada em dezenas de festivais > tornou-se um vencedor
frequente dessa modalidade de competição.
.
Em 74: no Instituto Brasil > primeiro lugar com "Vela Aberta"
.
Em 76: Festival da Canção Cepeceana > primeiro lugar com Raízes Morenas.
.
Em 79: Festival da Lanchonete Um > venceu com o baião "Paragens"
.
II Festival da Faculdade de Ciências Agrárias do Pará:-primeiro lugar com "Garras Brancas" e o segundo com "Errante".
.
Com a canção "Como um solitário boto"no VI Festival da Faculdade de Ciências Agrária(84) >> conquistou o primeiro lugar.
.
Dono de uma voz possante, ele mesmo interpreta as suas composições.Em 89 é eleito o melhor intérprete do IV Festival de Música Canta Belém, promovido pelo Sesc, com "Porque Deixar Morrer",de sua autoria.
.
Em 94 > conquista o primeiro lugar no III Festival de MP da Secretaria de Cultura.Com a música >"Pororocando".
.
Com "Xamegoso", de parceria com Príncipe, alcançou popularidade significativa:"Os caminhos que busquei/Me levaram sempre a ti/Ao luar, luar, luar,luar/Na fragância do jasmim/Um amor tupiniquim/Tem paladar..."
.
Nos caminhos da vida, - Alfredo - colecionou amigos, fãs apaixonadas,
belas canções e troféus, muitos troféus....
.
* Pesquisa em Ritmos e Cantares de Alfredo Oliveira.
....

4 comentários:

Anônimo disse...

Excelente cantor e compositor mas acho que o alfredo deveria lançar todas as musicas que ele tem guardadas nas estantes da casa dele e nao esconder as preciosidades só p ele e seus amigos intimos.

"...nas mandalas de um rio em mim..."

fernando disse...

No início da carreira, Alfredo Reis sempre me dava a graça de cantar algumas músicas dele como foi o caso de "Errante" no II festival de música da Faculdade de Ciências Agrárias. Lá, Alfredo descolou o primeiro lugar interpretando sozinho a sua música. A música "Errante" ganhou o segundo lugar e a melhor interpretação. Durante o tempo que vivi em Belém, cantar músicas de Alfredo foi a coisa mais paidégua que já fiz e ainda faço como músico. Atualmente, "Errante" está sempre no meu repertório aqui no Rio. Mesmo distante de Belém há mais de 20 anos não abro mão de Alfredo, Apesar de ser suspeito para considerá-lo uma referência na nossa cultura Amazônica. By Fernando Antunes
fernandoantunesroxo@hotmail.com
São Mateus - ES - 25/06/2012

Unknown disse...

Esse cara, Alfredo Reis, tem um lote de canções simplesmente maravilhosas. Sua interpretações são impares (é só ver o vídeo e confirmar). Escutei uma versão com a orquestra jovem do Carlos Gomes, se não me engano, da sua "Matinta Pereira", genial. Perdi ela e outras canções que havia baixado. Alfredo Reis, pessoa rara, encantador de nós, gênio musical, sem exageros. Lança um CD, mano. Onde conseguir tuas músicas?

Unknown disse...

Me refiro ao vídeo do programa Conexão Rural.