sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

A ponte das palavras


Prezado Ronaldo Franco,

Quem lhe escreve é Francisco Simões. Sou paraense mas vim morar no Rio desde abril/1960. Sou o primogênito de 10 netos do químico industrial, falecido há muitos anos, Francisco de Oliveira Simões, que criou o Guaraná Simões, além da Kola Simões e do Paraty que tinha um sabor inigualável. Meu primeiro trabalho na vida foi como radialista, já aos 17 anos, na então estreante Rádio Marajoara, mas depois também atuei na Rádio Club do Pará, a dos bons tempos.

Escrevo-lhe depois de ter visitado o seu blog a convite do meu amigo, o jornalista que você conhece bem, o José Carneiro. Ele é também meu leitor, e incentivador. Trocamos e-mails contantemente. Li a entrevista que ele lhe concedeu e a achei excelente. Aliás fiquei encantado com o conjunto do seu trabalho prestigiando sempre tanto artistas paraenses como pessoas que se destacam na literatura e tudo o mais. Parabéns, Ronaldo.

Estou hoje com 71 anos, mas sempre ativo, escrevendo e muito. Completei no dia 25 "apenas" 22 anos de aposentado do BB. Comecei na Agência Centro de Belém, em 1957, e quando vim para o Rio trabalhei 28 anos só em Departamentos da Direção Geral do do Banco. Como fui professor, mesmo no BB, posso dizer que quase não me senti um bancário daqueles que atuam nas rotinas das agências. Felizmente.

Fiquei viúvo em 2003 e decidi me mudar definitivamente para este paraíso que é esta cidade linda de Cabo Frio, que em 2000 me honrou com o título de "Cidadão Cabofriense". E olhe que não gosto nada de políticos. Voltei à literatura em 1997. Hoje escrevo crônicas semanais e mensais, conforme o espaço literário que me abriga. Possuo também um razoável arquivo de poesias, algumas premiadas em concursos literários, mas hoje cansei desses certames e dificilmente me inscrevo em algum.

Depois, se o amigo puder, gostaria que desse uma olhada no meu site pessoal em http://www.franciscosimoes.com.br/ Ele é bem simples, pois sempre disse ao meu amigo e webdesigner, além de premiadíssimo poeta, o Fábio Rocha, do Rio de Janeiro, que desejava que a atração maior fossem meus trabalhos, prêmios, homenagens, enfim, tudo menos os enfeites que tornam certos sites mais parecendo árvore de Natal. O José Carneiro me deu ótimas referências a seu respeito, assim como minha irmã Maria Luíza, que atua na Justiça, em Belém. Creio que não nos conhecemos pessoalmente.

Desculpe importuná-lo caro Ronaldo, mas não poderia deixar de cumprimentar um paraense tão ilustre como o amigo que, para além disso, pelo que sei e que vi no blog, é um poeta dos melhores. Conhece o Alberto Cohen, poeta paraense com vários livros publicados? É também meu amigo, leitor assíduo, e mantemos contato permanente. Ele tem poesias magníficas mas entendo que tem sido injustiçado pois merecia um reconhecimento mais amplo. Mas no nosso Brasil é assim, hoje o talento nem sempre faz sucesso, entretanto o vulgar está presente na mídia quase diariamente. Sinal dos lamentáveis tempos que vivemos, amigo.

Vou encerrar pois creio já o ter incomodado bastante.

Um abraço cordial do
Francisco Mário Simões dos Santos.
Escritor, Poeta, Expositor de Arte Fotográfica, ex radialista e aposentado do BB.
(http://www.franciscosimoes.com.br/)
(http://www.riototal.com.br/coojornal/simoes.htm)
(http://www.conexaomaringa.com/)
http://www.germinaliteratura.com.br/francisco_simoes.htm
(http://www.sinal.org.br/colunas.asp)
Homepage em Londres, Inglaterra:
http://email.terra.com.br/cgi-bin/vlink.exe?Id=SgsE5ko2C6Bi9CMFlnm%2Bs9J9bjMtSzHEV%2BTgoBqYjhdGA3zXoBz2Cg%3D%3D&Link=http%3A//www.geocities.com/cantinhodofrancisco

Nenhum comentário: