quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Governo do Estado lança editais para projetos culturais

.Edilson Moura (Secult).


O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), lança, no próximo dia 28 de fevereiro, no Espaço São José Liberto, às 20 horas, doze editais de Incentivo para o ano de 2008, direcionados aos artistas paraenses e contemplando as mais diversas áreas, como música, teatro, artes plásticas, literatura, audiovisual, fotografia, pesquisa, manifestações tradicionais, entre outras. O lançamento será feito pela governadora Ana Júlia Carepa e pelo secretário de Cultura, Edílson Moura.

A política de editais foi pensada dentro das novas metas de governo, que é promover a integração entre os órgãos estaduais que lidam com cultura.
Além disso, a própria gestão da Secult está ocorrendo de forma integrada, através da criação e reestruturação de sistemas que lidam com aspectos culturais específicos, como o Sistema Integrado de Museus e Memoriais (SIM) e o Sistema Integrado de Teatros (SIT). Todas as medidas buscam a implementação do Plano Estadual de Cultura (PEC).
De acordo com o Secretário Edilson Moura, o Plano detalhará os programas para a área da cultura a serem desenvolvidos como políticas públicas transversais, compreendendo a ação cultural como vetor de desenvolvimento. "A política de editais da Secretaria de Cultura é o resultado de um amplo debate entre artistas de diversos segmentos culturais e o Governo do Estado e se consolida, hoje, como um instrumento indispensável ao incentivo e à circulação da produção cultural paraense. Dessa forma, estamos garantindo a democratização dos recursos públicos investidos, a transparência no seu uso e a divisão equilibrada do orçamento", ressaltou o secretário.

Essa forma de distribuir os recursos e os projetos culturais tem outra característica, talvez a mais importante, que é a regionalização do apoio à cultura, dentro de um processo de construção participativa com os movimentos sociais culturais do Estado, realizado a partir da 1ª Conferência Estadual de Cultura (CEC) e do Planejamento Territorial Participativo (PTP). A 1ª CEC foi precedida de Conferências Intermunicipais e contou com a participação de 107 municípios de todas as regiões do Pará. E o PTP visitou todos os 143 municípios do Estado.
"Foram eventos históricos para o Pará, pois os representantes dos municípios puderam expor e discutir suas necessidades e, a partir dessas demandas, é que serão norteados todos os investimentos em Cultura para os próximos anos", afirmou Edilson. "Assim, o Governo dá oportunidade para a Cultura praticada em todo o Estado, mostrando a rica diversidade cultural dos 143 municípios, sem privilégios apenas à capital paraense".

Serviço:

Lançamento dos editais de incentivo à cultura para 2008. Dia 28 de fevereiro, no Espaço São José Liberto, às 20 horas.

Nenhum comentário: