quarta-feira, 2 de abril de 2008

A simpleza da Poeta Tiana Ribeiro

A poeta Tiana Ribeiro está longe de Belém...
.
Mas ela está na minha gaveta da memória.
.
Como diria Amarílis Tupiassu:
- "Às vezes contrita, quase sussurante.Às vezes escrachada e berrada".
.
...E como bebi sua ironia e auto-ironia e o seu sorriso de moleca.
****
Apresento-lhes o * Make in off * do seu livro > Gaveta de Guardados.
.
patroa, acabou a farinha!
mãããe, tô com fome!
menino, corre aqui, essa coisa tá engolindo papel!
mãe, a moça que te ajuda foi embora,
e eu tô morrendo de fome!
espera um pouquinho...
estou enxugando o texto!
enxugando o quê? não fui eu, não derramei nada aí!
menino, vê se o arroz queimou ?!
maria, tu vens deitar?...eu vou viajar amanhã...
tô vendo que esse livro vai sair muito caro!
quando vai ser o lançamento?
pára de latir totó! este computador é incompetente!
pronto!agora é a impressora que engasgou com
um resma de papel:meninos!
vai alguém ver quem está tocando a campainha!
a senhora quer um suco ou vai querer almoçar?
cigarro faz mal:pára de fumar, mamãe!
o papai quer falar com a senhora ao telefone?
meninos, corram! essa coisa apagou de novo!
a senhora não salvou o seu trabalho?
vai ter que escrever tudo de novo!
mãe, a moça ligou dizendo que não vai poder fazer a capa
do seu livro, é pra senhora ligar para ela...
quem é que vai escrever a orelha?! e precisa?
patroa, os meninos ligaram pra senhora ir buscar eles na escola:
já estão esperando há um tempão...
e estão no seu quarto as carteiras de cigarros
que a senhora pediu...a senhora não está fumando muito?
ele vai sair sem orelha!
ligaram do seu trabalho:a senhora não vai trabalhar hoje?
vai latir noutro lugar, totó!
mãe, no dicionário não existe aquela palavra
que a senhora escreveu...a senhora jura que não inventou?
a senhora não almoçou e nem jantou: eu faço uma canjinha?
eu faço um caribé? ele dá "sustança"!
eu faço um chocolate? é energético...
a senhora não se alimenta, é por isso que tem vertigens,
pensamentos...
Maria, os meninos já dormiram,tu não vens deitar?
estou esperando...
mãe, o moço ligou para dizer que não vai dar pra escrever
a apresentação do seu livro, e nem é pra senhora ligar
porque ele vai viajar...
tem que ter orelha!!!
o arroz queimou?...
queimou: o computador não tem mais jeito!
de quanto vai ser a tiragem?...tirem o totó daqui!
a senhora está fumando muito?
mãe, por que a senhora está chorando?
maria não te estressa, isso é só o começo...estás
estressada agora, imagina quando começarem a falar mal...
.
não vai ter mais lançamento...vou jogar no "pisão"!
patroa, acabou o gás!
Arre égua!
***
...
Se vires as celulites
dos meus versos acanhados
disfarça...diz que não viste e está acabado!
.
Se vires aquelas marcas
de "perebas da infância"
- mostra delicadeza! -
diz que nunca tinhas lido
tanto sinais de beleza
.
Se vires o bubum caído
- versos de flacidez -
tira os olhos e compreende
a nervosa timidez
da poeta que se mostra
na sua primeira vez
.
***
O telefone toca:
Tiana: -Alô,Ronaldo...Não vou voltar para Belém...Avisa para os amigos.
Eu : - Tá bom, Tiana.Que pena! (e desligo)
***

2 comentários:

Andréa Ferraz disse...

Que delicia!! As palavras de Tiana nos faz fazer uma viagem ao cotidiano fantástica.
Me vi passeando em cada detalhe das palavras...amei isso!!!

COMPUTER CHECK-UP disse...

Poeta Ronaldo Franco, lí este texto sobre a Poeta Tiana Ribeiro no O Diário do Pará, trazido até mim por Gilza, Amei! Guardo-o e de quando em vez releio-o, vivo de rir... Conhecí Tiana em BsB em Julho Passado, ela é fantástica. Você, um ser feliz. Parabéns!
Fernando Uchôa.