quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

O inventor de melodias:Antonio Galdino


Antonio Galdino da Silva Fernandes Penna nasceu em Belém a 23/11/1943.Concluiu o segundo grau no Colégio Nazaré e não quis realizar nenhum curso universitário, absorvido pelo interesse musical.Iniciou-se no piano, mas, aos 13 anos de idade, encontrou o violão, que uma tia escondia no guarda-roupa.Descoberto o esconderijo da chave, pegava o instrumento tentando aprender sozinho.Aos 15 anos, compôs um bolero pensando na voz de Cauby Peixoto.Descobriu que gostava de compor mais do que tocar.
.
Foi tentar a vida artística no Rio de Janeiro,em 69.Para sobreviver dava aula de violão.Após dois anos regressou a Belém. Em 71 decidiu tentar novamente. Dessa vez permaneceu até 79 na Cidade Maravilhosa.
.
Levado por Jane Duboc passou a trabalhar na agência de publicidade Zurana, de propriedade do letrista Paulo Sérgio Vale, que posteriormente colocou versos em algumas de suas melodias.Compunha jingles e tocava violões nas gravações.
.
Desde 1983 que Antônio Galdino é professor de violão do Conservatório Carlos Gomes, ajudando a descobrir novos talentos.
As suas harmonias trabalhadas, o lirismo que casa com a melodia, a temática regional que encontra fundo musical adequado, são aspectos que fizeram dele uma das gratas revelações da música paraense.
.
Tem parcerias com >João de Jesus Paes Loureiro, José Maria de Vilar Ferreira, José Serra, Sérgio Darwich, Paulo Sérgio Valle, Ronaldo Franco e Alfredo Oliveira.
.
A cantora Fafá de Belém decidiu incluir "Pergunte o que quiser", letra e música de Galdino , no seu quarto LP intitulado Estrela Radiante:
"Bem no começo da vida/Há um beijo e um medo danado de amar/Dentro do beijo um sorriso, um engano/Perto do medo um desejo, uma dor, uma lei/E nos olhos fechados/Cada um sonha o que quer ..."
...
* Do livro > Ritmo e Cantares de Alfredo Oliveira.
...

6 comentários:

Anônimo disse...

Acho que Galdino Pena vai ser mais uma daqueles que só vai ser referenciado após a morte. Sou fã de sua obra e acho ele o melhor compositor paraense, infelizmente ou felizmente não participa de panelinhas tendo assim sua obra boicotada pelos próprios musicos do Pará.

Sonia Pereira disse...

Meu primo Galdino Pena ... arte pura !

Pedro Eguti disse...

Tive a honra de ser sua aluna de violão! Que paciência e atenção para comigo!

Pedro Eguti disse...

Descanse em paz professor!

Unknown disse...

Obrigado professor

Anônimo disse...

Salve querido amigo. Quando puder me mande um "alô" para Sérgio Péo via Facebook mensagem. Abraços