terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Zé passarinho...


"Que pra subir você desceu
Você desceu."
.
Nos noticiários na vida de todo o dia, quantas vezes não assistimos a uma gente que, para subir, desce o nível, pisa, a moral toda enterrada na lama.
.
E o mais engraçado é que essas pessoas que "se acham", em geral, não são os chefes, os superiores,mas os intermediários, os "atravessadores", o estafinho, os que, antes que o chefe estique a mão para abrir a porta, já estão com as suas na maçaneta, dando passagem...
.
São os reis e as rainhas sem coroas - que interpretam os humores do patrão à revelia do próprio patrão.
.
Os verdadeiramente de cima, sei, por experiência, que são - não digo sempre, mas muitas vezes - pessoas cordatas, capazes de receber em sua sala com a mão estendida e um sorriso no rosto.
.
Mas o tal estafinho, até para fazer valer o cargo, sua influência junto ao chefe, dizem que este não pode receber, que não está ou está muito ocupado.
.
São as pedras do meio do caminho...
.
E se há pedra no meio do caminho do Zé,
o Zé se preciso for pode quintanar:- vocês, atravancadores, passarão. Zé passarinho, de mansinho...
.
Os reis e rainhas sem coroas, os que assim se acham, erguem muros
em torno de seus chefes, feito aquele muro que o Pink Floyd construiu, tijolo a tijolo, num desenho ilógico, construído com a argamassa do ódio, do ressentimento, do rancor.
.
Ah!, esses reis e rainhas mesquinhos...
.
....
(RF)
.

2 comentários:

http://www.campodeorquideas.com.br/2/ disse...

"Ah esses reis e rainhas mesquinhos"
R.F.

Poeta Ronado Franco,

Esse seu artigo me fez lembrar uma viagem que fiz à França com uma dessas "rainhas mesquinhas", a quem chamei na época de "lady destronada",rsrs. E ela era exatamente como você sabiamente descreveu, uma mera intermediária, isso não, não primava por seu trabalho nem por nenhum mérito.
`Seu blog, ao contrário é feito da mesma matéria que você: cultura, trabalho e honestidade. Não é à toa que você é Franco.Parabéns por propagar nossa cultura.
com toda minha admiração,
da amiga

Karla Julia

Unknown disse...

Espero não me tornar nenhuma rainha desse sobe e desce!