sexta-feira, 19 de junho de 2009

Maestro & Secretário de Cultura: A Ópera dos Desafinados

Secretário de Estado de Cultura Edilson Moura X Maestro Mateus Araújo
As declarações do Maestro Mateus Araújo:
" Estamos com os salários atrasados desde abril e, para completar, o secretário de Cultura mandou avisar que os meus serviços serão dispensados. Tudo isso está sendo uma experiência marcante. Me dediquei por inteiro a esse trabalho."
.
"Uma cidade como Belém, que tem um teatro desse porte, o terceiro do Brasil, e que foi construído especialmente para ópera, com uma acústica ideal para a música sinfônica, invejada por outras orquestras nacionais e internacionais, merecia ter concertos todas as semanas."
.
A OSTP não tem um ritmo de orquestra profissional. Ensaiamos três vezes por semana, enquanto os ensaios deveriam ser diários. Os músicos deveriam receber um salário digno, para que pudessem se dedicar integralmente. O nosso salário é o menor do Brasil."
.
"Precisamos tocar em bares, casamentos e festas para ter outras fontes de renda."
.
"A desvalorização da orquestra paraense é muita ignorância."
.
"Para exigir dos músicos, é necessário que existam escolas de música e conservatórios de qualidade. Não estamos dando às crianças a verdadeira oportunidade de ser um músico profissional. A música, aqui, ainda é encarada como um "hobby"."
.
"Fico ainda mais triste por passar por essa situação e saber que ninguém do governo, nem mesmo a governadora, prestigia o nosso trabalho, e não sabe a qualidade dessa orquestra. Gostaria de convidar (o governo) para essas apresentações."
.
As declarações do Secretário de Estado de Cultura Edilson Moura:
"A Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz > não tem ligação nenhuma com a Secult."
.
"Nós temos um contrato com a Associação dos Amigos do Theatro da Paz, e esse contrato terminou em abril. Agora, estamos buscando uma alternativa jurídica para que a orquestra tenha uma ligação direta com o Estado e, dessa maneira, os músicos possam receber todos os direitos trabalhistas que não têm. O pagamento ainda não foi feito por uma questão burocrática. Não temos como fazê-lo sem os contratos."
.
"O regente pode ser dispensado e contratado sempre que termina o contrato, mas desde o ano passado recebemos esse pedido, e avisamos para o Mateus ir procurando uma outra orquestra.A saída dele estava prevista para setembro, após o Festival de Ópera. Ele que está se demitindo antes."
.
É a Ópera dos Desafinados!(RF)
***

10 comentários:

JéssicaN. disse...

sempre uma ''desculpa''

ahahahaha

a governadora só gosta dos bregas
uahuahuhuhuhuhuhuh
aff
não é a primeira vez que me decepciono com esse governo que deixa a desejar.
O Para é lindo...mas só admiração não rende bons frutos.Tem que ter investimento, e é investimento e não gasto como a governadora acha
=p

Anônimo disse...

No Pará tudo está desafinado.


Téo.

Anônimo disse...

Desafinados? O que é isso, companheiro?Esse governo é bom de chorinho.E leva bem o povo na flauta.

Abraços de Ernani Freitas.

(E não delete esse comentário)

Anônimo disse...

A história do comando de nossa cultura.O atual é humilde e mandado.O anterior era vaidoso e mandava demais.Só a Nazica nos salvará.

Laura Furtado

Anônimo disse...

Pará: Terra de desafinados,
dos sem-vergonhas e dos Mediocres.

Anônimo disse...

O Senhor Edilson só tratou de sua candidatura.Ele é político. Político só pensa em votos.
Estou errado?

Wilson Miranda

papistar_nunes disse...

"É que os desafinados também tem um coração".E o meu fica partido com tanta sacanagem com a cultura.

Anônimo disse...

Quando acaba esse império do absurdo?


Téo

Anônimo disse...

Mateus é o produto de uma reflexão da mãe, Nazareth, que na atualidade ainda mantém o filho Perci em condições inadequadas, garfando seu salário de músico afastado da orquestra sinfonica municipal de Sao Paulo.
Mateus é arrogante, desfaz de todas as pessoas e os que paparica é por algum tipo de interesse, muito distante da bondade e da solidadiedade.
Acompanhamos de perto sua trajetoria de vida, dsde a infancia até a atualidade e percebemos que não mudou nada em seu carater sacana, egoista e insano, porém que não rasga dinheiro.
Sua mãe é a louca que não rasga dinheiro e muito espertamente obteve aposentaduria precoce com ludo de loucura, rcebendo duas aposentadorias. ainda que não bastasse esta invewstida e la tornou o filho Perci um ser vegetativo para se apoderar de seu salário como músico. O Mateus é o espelho da mãe em todos estes atributos.

Carlos Orsi

Anônimo disse...

Carlos Orsi,

Lave sua boca com sabão antes de falar coisas que você não sabe. Processos por calúnia e difamação hoje são os preferidos dos advogados. E te garanto que a Sra Maria de Araujo iria no mínimo se divertir te processando. Escritorzinho de MERDA. Viva Mateus Araujo, que esta bem feliz hoje se imortalizando como artísta, meu amigo e professor!!!!