domingo, 4 de maio de 2008

Ribeirinhos são atendidos pela ação "Rios de Saúde"

Da Redação Agência Pará

A ação “Rios de Saúde” chegou nesta quarta-feira (23) ao município de Oeiras do Pará, o terceiro e penúltimo a ser visitado pela expedição. O atendimento começou às 8h da manhã, assim que o navio auxiliar Pará atracou às margens do local. A previsão é que até sexta-feira (25) sejam atendidos aproximadamente duas mil pessoas, quantitativo similar ao que foi registrado em São Sebastião da Boa Vista e Curralinho, por onde a expedição já passou.
.
As coordenadoras da ação, Cristina Rolla e Auxiliadora Cabral, militares da Marinha e técnicos da expedição “Rios de Saúde”, além do diretor da Unidade Básica de Saúde de Oeiras, José Maria de Andrade, estão atuando na organização do atendimento de pessoas que foram selecionadas previamente pelo município a embarcarem para o navio. O trabalho tem prosseguido sem grandes adversidades.
.
Entre os que embarcaram no navio, as irmãs Estel Marina Marques (58) e Roselena Cardoso (55), moradoras da localidade Sítio Acapu, próximo a Oeiras, estavam na expectativa pelo atendimento: a primeira em Clínica Médica e a segunda em Ginecologia. “Para gente consegui essa consulta foi muito rápido. A gente só teve receio de que alguém furasse a fila aqui no trapiche e muita gente se afobou para estar cedo aqui”, relatou Estel.
.
O aposentado Gaudêncio de Nazaré (70), acompanhado da filha, Maria de Lourdes Cruz, era o primeiro da fila dos que seriam atendidos pela Oftalmologia. “Não sei o que tenho. Só sei que estou enxergando muito pouco”, disse. “Ele vai aproveitar a chance oferecida pelo governo para dar uma checada geral”, complementou a filha. A mesma expectativa tinham as irmãs Estel Marques e Roselena Barroso. “Não foi difícil e, graças a Deus, tivemos essa chance”, relata Estel.
.
Exame especial - Outra que se disse privilegiada foi a estudante Simone da Costa e Silva (22), que aguardava em fila o embarque para o navio, a fim de ser atendida em Ginecologia. “Acho que vai ser um exame mais especial, pois só fui nesse tipo de médico uma vez”, disse. De fato, Simone foi encaminhada para fazer o primeiro preventivo de câncer no útero, um dos exames disponíveis no navio, por meio do Lacen Ribeirinho.
.
De fato, muitos aguardavam no trapiche de Oeiras. No entanto, a equipe da expedição, incluindo militares do Corpo de Bombeiros e da Marinha, estava a postos para permitir o embarque para o navio somente os que já tinham a ficha de atendimento na mão. “A tendência, no primeiro dia, é essa, mas estamos informando a todos os que ainda têm dúvida sobre os procedimentos de atendimento no navio”, informa a coordenadora da ação, Cristina Rolla.
.
O trabalho da expedição “Rios de Saúde” tem o apoio da administração municipal, por meio do prefeito Dulcídeo Ferreira; do vice, Manoel Nogueira Machado, e da secretária de Administração, Doriane Caldas.
A expedição “Rios de Saúde” está atendendo até esta sexta-feira (25) somente os que tiverem a ficha distribuída na Unidade Básica de Saúde de Oeiras.
.
No domingo (27) o atendimento começa em Portel.
.
Texto: Mozart Lira - Sespa
***

Um comentário:

Unknown disse...

Ronaldo, me honra muito teres postado uma das matérias que escrevi sobre essa ação maravilhosa.
O blog, como um todo, agora lido e visto com calma, tá uma beleza.
Quem dera se todos os blogueiros tivessem esse capricho. Vou tentar fazer o meu, rs...
Saudações!
Sempre quando puder, estarei aqui.