sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Artistas compõem dança contemporânea e fotografia no mesmo espaço

.
Acontece nesta sexta-feira, 05 de dezembro, na sede da Associação Fotoativa, a abertura da instalação fotográfica "Fresta", e a estréia do espetáculo de dança "Depois de revelada nada mais muda". Ambos são resultado da Bolsa de Pesquisa e Experimentação Artística da fotógrafa Lila Bemerguy e do bailarino Danilo Bracchi, concedidas pelo Instituto de Artes do Pará em 2008. As pesquisas foram desenvolvidas isoladamente, mas tem sua concepção ligada à fotografia, o que levou à composição conjunta. A utilização do mesmo espaço pelos dois artistas foi pensada de forma a dar ao expectador a visão de um lugar no qual a fotografia mostra suas infinitas possibilidades, num ambiente essencialmente preto e branco.

Danilo Bracchi e Lila Bemerguy celebram o reencontro mais de dez anos depois da época em que, juntamente com outros fotógrafos, fundaram o fotoclube "Aluzinados", após participarem da oficina de fotografia do movimento Fotoativa, em 1995, orientada por Miguel Chikaoka. Atualmente, Danilo é bailarino, ator, coreógrafo e professor graduado no curso de Licenciatura em Teatro pela Universidade Federal da Bahia, onde morou e atuou na Companhia Viladança do Teatro Vila Velha, em Salvador. Em 2008, criou a Companhia de Investigação Cênica, da qual é diretor e coreógrafo. Lila Bemerguy, jornalista, voltou a produzir em fotografia neste ano de 2008, porém com um trabalho diverso, voltado para a pesquisa, a partir do projeto "Fresta", que investiga a fotografia como forma de expressão.

.
O espetáculo de dança contemporânea "Depois de revelada nada mais muda" é uma pesquisa que trabalha com interfaces entre linguagens, incluindo dança, teatro, fotografia e música. Na concepção do espetáculo estão presentes a espera pelo passar do tempo, a invasão da luz nos corpos em movimento, a compreensão do processo de revelação fotográfica em preto e branco.

.
Os intérpretes são sensibilizados como um papel fotográfico, sob a luz e a imagem, compondo percepções e emoções. Na relação com a dança, as imagens são manifestadas por meio dos corpos, em cenas rápidas, como se fato a fotografia pudesse falar e se movimentar.
A instalação fotográfica "Fresta" é o resultado da pesquisa realizada ao longo do ano de 2008 pela fotógrafa Lila Bemerguy, que trabalhou com um grupo de dez pessoas ligadas à atividade da prostituição no bairro da Campina, em Belém. O grupo foi composto por prostitutas, ex-prostitutas e agentes multiplicadores que atuam no Grupo de Mulheres Prostitutas da Área Central de Belém (Gempac). O objetivo do projeto foi trabalhar a fotografia como forma de expressão, de modo a levar os participantes à produção de imagens do seu cotidiano.

As fotografias resultantes do processo são registros, imagens que poderiam fazer parte de álbuns de família. Coloridas, foram produzidas com câmeras descartáveis, entregues aos participantes do grupo para que fotografassem seu ambiente familiar, de trabalho, além de cenas que lhes chamassem atenção nas ruas. Ao compor a instalação, a preocupação da fotógrafa foi demonstrar o processo pelo qual passou o grupo, além de trazer elementos que fazem parte do mundo particular de cada uma das pessoas. A composição dos espelhos que fazem parte da mostra foi feita pelos autores das imagens, com objetos trazidos de casa, da realidade que cada um quis revelar. A fotógrafa também compôs um dos espelhos da instalação, com imagem feita nos bares e casas de prostituição do bairro da Campina. Ficha técnica: "Fresta": Fotógrafos: Andrelina Braga, Ana Nery Boução, Adilson Cardoso (Fafá), Cinderela, Guilherme Matoso, Kátia Nascimento, Leila Barreto, Larissa Picanço, Lila Bemerguy, Maria Rita Miranda, Vitória Gonçalves. Cenografia: Aníbal Pacha. Monitoria de oficinas: Fatinha Silva e Lila Bemerguy . Confecção de cenário: Mariléa Aguiar e Heraldo Seabra. Produção: Ana Carolina Rocha. Arte final: Luciana Leal. Captação de sons: Fábio Cavalcante. Colaboração: Grupo de Mulheres Prostitutas da Área Central de Belém. "Depois de revelada nada mais muda":
Direção, Coreografia e adereços de cena: Danilo Bracchi. Figurino: Danilo Bracchi/Mauricio Franco. Cenário: Danilo Bracchi/Nando Lima. Luz: Danilo Bracchi/Tarik Alves. Trilha sonora original e direção musical: Leonardo Venturieri. Músicos: Leonardo Venturieri e Marluce Oliveira. Elenco: Danilo Bracchi , France Moura, Marluce Oliveira e Leonardo Venturieri.

***

Nenhum comentário: