terça-feira, 16 de junho de 2009

Senhor Bandido


Carta de um policial
Wilson Ronaldo Monteiro
Delegado da Polícia Civil

.
" Esse termo de senhor que estou usando é para evitar que macule sua imagem ao lhe chamar de bandido, marginal, deliquente ou outro atributo que possa ferir sua dignidade, conforme orientações de entidades de defesa dos direitos humanos.
.
Durante 24 anos de atividade policial, tenho acompanhado suas "conquistas" quanto à preservação de seus direitos, pois os cidadãos e, especialmente, nós, policiais, estamos atrelados às suas vitórias, ou seja, quanto mais direito você adquire, maior é nossa obrigação de lhe dar segurança e encaminhar você para que tenha um julgamento justo, apesar de muitas vezes você não dar esse direito às suas vítimas.
.
Sei que você é um pobre coitado que, quando encarcerado, não possuímos dependência digna para você se ressocializar. Porém, construímos mais penitenciárias do que escolas ou espaço social, ou seja, gastamos mais dinheiro para você voltar ao seio da sociedade de forma digna, do que com a segurança pública para que a sociedade possa viver com dignidade.
.
Quando você mantém um refém, são tantas exigências que deixam qualquer grevista envergonhado. Presença de advogados, imprensa, colete à prova de balas, parentes, até juízes e promotores você consegue que saiam de seus gabinetes para protegê-los.
.
Enfim, espero que seus direitos de marginal não se ampliem, pois nossa obrigação também aumentará. Precisamos nos proteger. Ter nossos direitos, não de lhe matar, mas sim de viver sem medo de ser um policial."
.
No jornal Diário do Pará >15 de junho de 2009.
.

***

2 comentários:

Pedrinho Cavalléro disse...

Esse texto é de extrema lucidez! Não posso mais andar pela minha cidade! Eu é que me sinto em cárcere privado!
Assinado
Mero cidaddão.

Anônimo disse...

BANDIDO TEM QUE SER TRATADO COMO BANDIDO E PONTO FINAL ! . . . BANDIDO TEM DIREITO APENAS DE PUXA CANA E NADA MAIS, CORRETO?? VISITA INTIMA, SAÍDINHA DO DIA DA MÃE, DO PAI, DO COELINHO DA PÁSCOA, AHHH !!! FAÇA-ME O FAVOR, NEE ? POR ISSO QUE EU GOSTO DOS AMERICANOS NO SENTIDO DE "LEIS SEVERAS" E TAMBEM DOS CHINESES !!!... E TAMBEM DOS ARABES !!! . . . J