quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Memória >3 Canções para Salinas ( 20 de Julho de 1979)

O cartaz de Dalmiro Freitas As primeiras notícias:"Com a participação especial de A Província do Pará, e sob o patrocínio das Lojas Y.Yamada, a Prefeitura Municipal de Salinas lança hoje o Festival de Verão 3 Canções para Salinas, cujos vencedores receberão prêmio em dinheiro, além de vários troféus.
O primeiro colocado ficará com 20 mil cruzeiros; o segundo com 10 mil cruzeiros; e o terceiro com 5 mil.
.
O Festival tem como objetivo colocar em evidência o nome da famosa estância hidromineral, e dar uma injeção de ânimo aos compositores paraenses que se encontram no ostracismo. E o que é importante, não visa lucro econômico.

Segundo o idealizador do concurso, poeta Ronaldo Franco, já tem confirmados os nomes para a seleção das músicas: Rosenildo Franco, Sérgio do Carmo e José Maria Villar (foto)
A eliminatória será realizada no "Telhadão", em Salinas.
.
(E foram escolhidas 15 canções para a final:
1 -Atalaia : de Guilherme Coutinho
2-Salinas do Meu Coração : de Antonio Veloso Neto

3-Marola : de Mário Alberto do Nascimento
4-Maré Cheia : de Laércio Sampaio Oliveira
5- Evolução : de Armando Hesketh Filho
6- Ondas Vivas : de Antonio Reis
7- Tema para Salinas : de Paulo Santana e Jorge Gonzaga
8- Branca da Costa : de Alfredo Reis
9- Pescadores : de Dionísio Bentes
10-Salinas : de Dayse Magalhães
11- Caravelas : de Silvio leopoldo Lima Costa
12-Relicário : de Araram e César de Lucena
13-Fim de Férias : de Lany Tavares e Pedro Cavalléro
14-Salinas Urgente: de Alfredo Oliveira
15- Carimbolando por Salinas: de Cesar Escócio de Farias.

Na final > fizeram parte do juri:Paulo André Barata, Edgar Augusto, d.Marilda Nunes, Osvaldo Mello, Paulo Sá, ( foto), Jorge Alex Atias, Walter Guimarães, Galdino Penna e Tito Barata.
.
( Após a computação dos votos, foram anunciadas as músicas vencedoras:

Em primeiro lugar: Salinas Urgente : de Alfredo Oliveira
Em segundo lugar: Atalaia :de Guilherme Coutinho
Em terceiro lugar: Carimbolando por Salinas : de Cesar Escócio de Faria
Em quarto lugar: Salinas do Meu Coração : de Antonio Veloso Neto)
.
Coube aos 4 primeiros lugares, além dos troféus, -Assis Chateaubriand, Frederico Barata e Nilo Franco-, prêmios em dinheiro e um compacto editado pela Erla (gravado na Empresa de Som Rauland)
.
Salinas não dormiu.O sol abriu o dia com todos festejando a vitória da música e a amizade dos músicos.


Carimbolando ficou em terceiro lugar. (foto)
A composição vitoriosa foi defendida pelos jovens Mário Ribeiro, Nelson Ribeiro, Marco André Oliveira, Paulo Antonio Oliveira, Almir Gabriel Filho e Silvia Coutinho.(foto)

.


Fazendo um balanço musical (do ano de 1973) >Edgar Augusto <>


"Em Julho, o audacioso Ronaldo Franco colocou-se a frente do Festival 3 Canções para Salinas, realizando-0 com dificuldade, mas atigindo o nível desejado."


.


***


8 comentários:

Camila Alves disse...

caraamba! gostei dessa :D e eu ainda nem estava por essas bandas... hehe

Claudinha disse...

que legal. Onde podemos encontar essas musícas. Quero presentear um Salinense, mas já procurei nas lojas e não encontrei

papistar_nunes disse...

Sempre um homem voltado as artes!!!
Lembro-me muito bem deste festival, foi maravilhoso e foi muito bacana rever as fotos dos amigos. Obrigada. Bjsssss

Pedrinho Cavalléro disse...

Meu poeta
Que maravilha esse festival.A idéia dele veio do "Festival 3 Canções para Belém" dois anos antes(1977),primeiro grande festival que participei, ganho pelo Antonio Carlos Maranhão com a música " Dança das Águas".Lembro como se fosse hoje o Telhadão lotado,eu com 20 anos,emocionado, defendendo minha música "Fim de Férias" em parceria com minha namorada, Lany Tavares que também interpretou, por sinal muito bem. Nossa banda era formada pelo Zé Luiz Maneschy, Jairo Monteiro, Filé, Manoel da flauta, eu, Uilses e Lany cantando. Lembro da vaia que levou a música "Relicário" do nosso amigo Araran, e nós estávamos acompanhando,rsrs. Na realidade a música lembrava "Apêlo" de Baden e Vinícius. Também acompanhamos a música do poeta amapaense Sílvio Leopoldo, "Caravelas".Lembro da interpretação única do Helinho na música do Guilherme Coutinho, "Atalaia", que desse festival, foi uma das que ficou na memória, juntamente com a do César Escócio, "Carimbolando por Salinas", um carimbó paidégua do acreano. Valeu a lembrança!
bjs parceiro!

Marco André disse...

É tempo vamos embora,vamos pra Salinas meu Bem... Bons tempos de telhadão poeta, lá se vão 31 anos, caraca ! Como passa rápido

Unknown disse...

Grande poeta.
Que nunca morras!
Eu fui o ajudante na separação das fitas (lembra disso?)lá na tua casa da Antonio Barreto, no dia da seleção das músicas; fui "pregador" de cartaz nas ruas de Salinas;fui porteiro no Telhadão no dia do Festival (maravilhoso por sinal); e ainda cantei com o Pedrinho!!!
Depoimento: Minha ex-mulher Alcione, no dia do Festival, ouviu tudo pelo rádio, na cidade de São Miguel do Guamá, onde passava férias, pois torcia pelo César Escócio, que era seu amigo.
Pra vc. ver, a repercussão que teve esse Festival para o Pará na época.
Um grande abraço imortal poeta.
Uilses

Rafael Coimbra disse...

Poeta, peço licença para compartilhar essa no meu blog.

Unknown disse...

Um fantástico acontecimento cultural e artístico acontecido naquela época.
Muito concorrido. Eu estava lá.
Uilses Tavares.