terça-feira, 13 de julho de 2010

Nos dias de julho: Todos os bares estão repletos de homens vazios
Todos os namorados
estão de mãos entrelaçadas
Todos os maridos estão funcionando regularmente
Todas as mulheres estão atentas
Porque > é julho!
(...e a vida vem em ondas, como o mar...)
.
*
.
***
Meninas de bicicleta
Que fagueiras pedalais
Quero ser vosso poeta!
.
Ó transitórias estátuas
Esfuziantes de azul
Louras com peles de mulata
.
As vossas jovens figuras
Retesadas nos selins
Me prendem, em redondilhas afins
Que lindas são vossas quilhas
Quando as praias abordais!
.
E nervosas panturilhas
Na rotação dos pedais:
Que douradas maravilhas!
Bicicletai meninada.
De repente, não mais que de repente...
No fundo o que eu quero é que ninguém me entenda
Para eu poder te amar tragicamente! Pescador, onde está Ariana? - e ele me mostra o peixe...
O amor:...peregrino de um instante, peregrino de todos os instantes? Oh, a mulher amada é como a onda sozinha correndo distante das praias
...Há cabeleiras abertas como flores - são jovens que o eterno amor surpreendeu... O amor em JULHO Como não lembrar as noites cheias de mar batendo?
Como não lembrar Susana e Eli?
Como esquecer os amigos pobres?
Eles são memória que é sempre sofrimento.
Vem da tarde inquieta que agora me cobre.
.
São o olhar de Clara e o beijo de Carmem
São os novos amigos, os que roubaram luz e me trouxeram.
Como esquecer isso que foi a primeira angústia
Se o múrmurio do mar está sempre nos meus ouvidos
Se o barco que não via é a vida passando
Se o ei-ou dos pescadores é o gemido de angústia de todas as noites?
.
* Versos de Vinicius de Moraes
.
***

Nenhum comentário: