segunda-feira, 8 de junho de 2009

Amarílis Tupiassu: Belém, subsede de nada!


Declarações da doutora em Letras, Amarílis Tupiassu >>na Revista Mulher ( O Liberal)


"Só sei que, ao ouvir Blatter dizer:" Belo-Horizonte", senti inveja de Fortaleza. Ou profunda e lancinante tristeza por Belém. Por que Belém, obstante a beleza, não tem turismo? Por que não pode ser igual à Fortaleza limpa, organizada, hotéis ótimos, acessíveis, trânsito ordenado, sem o obrigatório Entrocamento, engarrafado mesmo que no Mangueirão joguem os fictícios times "Urubu e Tracajá"?.

Por que a Belém do lixo endêmico, a Belém que agora alaga até com chuvisco, a barulhenta Belém, a Belém dos camelôs é que mandam, a Belém de tudo se vende nas calçadas, a Belém violenta, dos assaltos em qualquer canto e hora, a Belém da memória esvaída, com arremedo de preservação pela metade, pois moda e lei é só livrar fachada antiga e nesgas de casas e casarões que já eram.

Deve ter contado à exclusão a Belém muito violenta, a desordem urbana, a placalhada, o trânsito louco.

Manaus não é um primor, mas os primos de Manaus não devem levar culpa. Levaram bem o seu papel. Foi de Belém a ratada. Essa nossa classezinha política...compre-a quem não a conheça!"


***

4 comentários:

Benny Franklin disse...

Doutora "Amarílis Tupiassu:
bem pensado!
Concordo!

neilce disse...

Caro, Ronaldo, não é à toa que seu blog é um dos mais visitados, por ser um dos melhores em variedade, seleção e textos. Como este de Amarílis sobre exclusão de Belém para sediar a Copa 2014. Realmente estamos desprotegidos do poder público, seja no ambito estadual, ou municipal. O pior é que diante de tanta hipocrisia que vivenciamos dos políticos em nossa cidade, ñ há perspectiva de mudança positiva.
É de se lamentar.
Um abraço.

Unknown disse...

O tempo, sempre o tempo, o melhor remédio para curar todos os males! Nós paraenses com muita razão ficamos inconsolados com a escolha de Manaus para sediar alguns jogos da copa de 2014. Justo tempo que em dois tempos de 45 minutos serviu de bálsamo e antídoto para dores mais latentes que seria a vergonha de sermos usados para para o escalabro dos 7X1.

célio simões disse...

Caro Ronaldo, agora posso curtir seu blog sem maiores pejos. De poeta para poeta.