quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Os 22 anos do Shivasappa

Gláfira Lobo
Música, dança e teatro nos 22 anos do Margarida Schivasappa

O Teatro Margarida Schivasappa completa 22 anos de fundação e comemora com um grande show nesta sexta-feira (27), a partir das 20h30. O espetáculo de aniversário reunirá diversos artistas paraenses da música, teatro e dança. O ingresso é um quilo de alimento não-perecível e poderá ser obtido na bilheteria do Teatro a partir das 15h da sexta-feira. Os alimentos serão doados para instituições de caridade como o grupo Paravida.
.
Na comemoração, atrações como os músicos Nilson Chaves, Walter Bandeira, Salomão Habib, Júlio Freitas e Gláfira Lobo. No eixo da dança, se apresentarão a Companhia de Dança Clara Pinto e o grupo de hip hop Power Crew. A noite ainda terá a trupe de teatro Palhaços Surdos e outros atores paraenses. A direção geral do espetáculo será de Geraldo Salles.

.
O Teatro é administrado pela Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves, sendo uma das maiores referências da região. É o maior palco em estilo italiano da cidade, com 485 (quatrocentos e oitenta e cinco) lugares, incluindo poltronas e camarotes, e área destinada a portadores de necessidades especiais. Possui também fosso para orquestra e urdimento de ferro com sistema de funcionamento manual, além de duas salas de ensaio.

.
O Margarida Schivasppa, publica semestralmente, editais de pauta dentro dos projetos “Terceira Campa”, “ Uma Quarta de Música” e “Temporada Experimental”, que possibilitam a realização de espetáculos de dança, música e teatro e a formação de novas platéias a preços populares.
Margarida Schivasappa - Filha do comerciante italiano Henrique Schivasappa e da soprano Carina da Costa Schivasappa, Margarida Schivasappa nasceu, em Belém, no dia 10 de novembro de 1895. Cantora, professora e folclorista, estudou no Instituto Carlos Gomes, diplomando-se posteriormente pelo Conservatório Nacional de Canto Orfeônico.

.
Em 1931, foi nomeada professora de canto e coral da rede Municipal de Belém, e lecionou em colégios como Moderno, Gentil Bittencourt e a Escola Industrial de Belém. Chegou a exercer, em 1939, o cargo de superintendente de ensino, equivalente hoje ao cargo de Secretária de Educação do Estado. Neste mesmo ano, embarca para o Rio de Janeiro, onde mais tarde faria estágios e aperfeiçoamento no curso de música supervisionado por Heitor Villa Lobos.

.
A cantora realizou, em datas cívicas, concentrações de corais com até 1500 vozes em espaços públicos como o Teatro da Paz e em campos de futebol. Criou o Teatro do Estudante do Pará, o Norte Teatro Escola do Pará e o Grupo Experimental de Teatro do Pará. Faleceu em 1968, deixando como herança o desejo pela fomentação da cultura paraense.

.

Serviço:
Show de Aniversário de 22 anos do Teatro Margarida Schivasappa
Local: Teatro Margarida Schivasappa
End: Av Gentil Bittencourt, 650 – esquina com a Rui Barbosa (Centur)
Data: 27 de fevereiro (sexta-feira) a partir das 20h30
Ingresso: Um quilo de alimento não-perecível, disponível para troca a partir das 15h na bilheteria do Tetro.
Maiores informações: (91) 3202 – 4315 / 3202 – 4367
E-mail: dic@fcptn.pa.gov.br
Realização:
Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves
Secretaria de Estado de Cultura
Governo do Estado do Pará

.
***

Um comentário:

Sônia Brandão disse...

E eu aqui tão longe... Que pena não poder assistir.