quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Sobre nós, sobre Chico, sobre todas as coisas...


Composto pelos atores Carlos Vera Cruz, Stéfano Paixão, Landa de Mendonça, Thales Branche, e pelos músicos Felipe Cordeiro e Armando Mendonça, o grupo Verbus A poesia se fez carne retorna a noite de Belém com o espetáculo: "Sobre nós, sobre Chico, sobre todas as coisas". Onde os atores se debruçam sobre a obra do poeta e compositor Chico Buarque para falar de assuntos inerentes, comuns, a todo ser humano.

"Sobre nós, sobre Chico, sobre todas as coisas" difere-se dos outros trabalhos do grupo justamente por isto: a ausência de um tema em especial, delimitado. Apesar de se basear na obra de um único autor, o espetáculo caracteriza-se pela diversidade. Quem nunca sofreu por um amor, por uma perda? Deliciou-se com uma paixão? E a inquietude com a rotina? Ou reconfortou-se com a cidade natal... Ainda há a lembrança dos sonhos; da infância... A desilusão perante a política... A análise de uma vida.

Neste espetáculo, o grupo se vale das músicas do poeta carioca para falar, enfim... sobre todas as coisas. De "Geni e o Zepelim" a "Tatuagem"; de "Roda Viva" a "Deus lhe pague"; de "A volta do malandro" a "Quem te viu, quem te vê".

Neste repertório, ainda se entrecruzam depoimentos de Chico Buarque, extraídos do site oficial. "A pessoa que chega ao poder é um pouco um fantasma daquela que deu a vida por algo que não se realizou"; e "A lembrança me bate com tanta força que chego a sentir o cheiro da cabeça da minha irmã [...]", são alguns deles.

A identificação do "Verbus" com a obra de Chico Buarque é o outro motivo do espetáculo. Para os atores, ela tem a mesma "forma" do grupo: o condensamento. Nela, poesia e a música estão em um só corpo. E o principal objetivo do grupo é unir esse corpo ao trabalho do ator.

"Sobre nós, sobre Chico, sobre todas as coisas", então, nada mais é do que a busca por um todo. A miscelânea de sensações, de sentimentos; de casos, acasos; no corpo do ator.

Ficha técnica
Elenco: Carlos Vera Cruz, Stéfano Paixão, Landa de Mendonça, Thales Branche, Felipe Cordeiro e Armando Mendonça.
Fotografia: Alan Soares
Produção: Carol Gama.

Serviço
"Verbus Sobre nós, sobre Chico, sobre todas as coisas", todas as quartas de fevereiro, às 22h, no Boteco São Matheus. Travessa Padre Eutíquio, 606 - Campina.
Maiores informações: 9184.6772.
.
***

Nenhum comentário: