terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Vital Lima > compositor e intérprete

Com Nilson Chaves
Com Albinha


*Euclides Vital Porto Lima.
.
Neto de um regente de banda, a mãe, D.Estelita, tocava violão e lhe ensinou as primeiras posições. Aos 13 anos de idade já companhava os sucessos da Jovem Guarda.
.
*No bairro do Marco, onde morava, conheceu Nilson Chaves. Assim como Nilson, cedo começou a compor.Nesse tempo escutava muito rádio, sem faltar os merengues das emissoras caribenhas captadas em Belém.
.
*Em seguida, veio a época do entusiasmo despertado por festivais de MPB exibidos pela televisão. Em 70, tendo assistido a um show de Egberto Gismonti, de passagem pela cidade, superou a timidez e resolveu procurá-lo. A conversa com Gismonti resultou numa orientação decisiva: mudou o seu gosto musical e criou a percepção necessária para ver na música a possibilidade séria de uma carreira.
.
*Em 1973 ingressou na Faculdade de Direito da Universidade Federal do Pará.
O estudo da ciência jurídica, a militância política na esquerda estudantil, as dicas de harmonia transmitidas pelo violonista Antônio Galdino, vieram marcar essa sua fase da vida.
.
*Em dezembro de 1974, confiante na perspctiva da carreira musical, decidiu abandonar a Faculdade de Direito, no terceiro ano do curso. Viajou para o Rio de Janeiro, mas antes despediu-se do público de Belém através do show "Arrumação", produzido por Jamil Damous e Jsé Antonio Cruz, no palco do Cine Moderno.
.
* Músicas de sua autoria foram levadas aos estúdios de gravação.
Em 75, a cantora Simone gravou "Disfarce" (Vital Lima, Sérgio Rocha e Sidney Pinon) no seu LP Gotas d´Água.
.
*No mesmo ano, Wanderléia gravou "Conversa Mole" (Hermínio Belo de Carvalho e Vital Lima) no LP Feito Gente.
.
*Em 76, a divina Elizeth Cardoso gravou "Luzes na Ribalta" (Hermínio Belo de Carvalho e Vital Lima).
.
*Em 1978, a gravadora Tapecar lança o seu LP de estréia intitulado Pastores da Noite.No mesmo ano foi contratado pelo Pixinguinha (MEC-FUNARTE) para apresentaçõs em Belém, Brasília, Rio de Janeiro, Salvador e Recife.
.
*Em 80, ainda pelo selo Tapecar lança o seu segundo LP: "Cheganças".
.
*Em 83 formou-se em filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.
.
*Em 84, a cantora Marisa Gata Mansa grava "Leopardo", que também serve de título ao LP, e "Com a cara do Dono", ambas de autoria de Vital.
.
*Em 86 divide com Nilson Chaves o LP Interior.Produção independente.
.
*Vital Lima consegue vincular o seu canto aos sentimentos de maneira tão forte, tão integrada, que mais do que cantor é um intérprete. Viaja do subjetivismo aos quadros do cotidiano sem perder a ligação emotiva, ou melhor, a reciprocidade entre voz e emoção. Valorizada por sua qualidade harmônica, fruto do talento composicional, a música de Vital se presta docilmente à encenação do canto.
.
* Mais sobre Vital Lima > no livro Ritmos e Cantares de Alfredo Oliveira.
.
***

Nenhum comentário: