sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

O que tem na mochila das tribos? > Elias Pinto

Foto:Nega Cesária


(...) O que tem na mochila das tribos? Calma, calma. Não estou incentivando que a Rotam dê uma geral nos bagulhos da moçada, para ver se onde há fumaça há fogo.
.
* Refiro-me ao que o pessoal anda lendo, se na mochila vai algum livro. Os contraculturais dos anos 60 ( e estampa convencional que se tem do participante do Fórum ainda corresponde à Era de Aquarius) liam Herbet Marcuse (quer dizer, acho que já haviam trocado o Marcuse pelo Wilhelm Reich), Jean Genet, Mao, Che Guevara, Bertolt Brecht, Sartre, Marshall Macluan, Norman Mailer, Thimoty Leary, e por aí segue.
.
* Engraçado, não me ocorreu nenhum brasileiro. Cony? Millôr? Ferreira Gullar? Paulo Francis? Antonio Callado? Flávio Rangel? Bem, no final dos anos 60 chegaria "O Pasquim" e sua patota.
.
* E é bom não esquecer que naquela época havia uma diferença entre a esquerda radical, militante, politizada, que não descartava pegar em armas, e a chamada esquerda festiva, da qual se ramificava o desbunde e o nascente hippie, este como uma espécie de sub-ramo.
.
* Por exemplo, nos anos 60 para os 70, se um lado pregava o amor livre, o outro, que propunha a curtição à velha razão, vinha de amor tribal - o que parece ter tudo a ver, hoje, com as tribos que povoam o Fórum.
.
* Em vez de uísque, maconha: no lugar dos Beatles, Jimi Hendrix; em vez de ateísmo, misticismo; substituindo família e amigos, a tribo;Segurança? Sem essa: aventura.
.
* A tribo do FSM tem um pouco duma e doutra, e um tanto de si, de sua época. Dizer o que a juventude - que constitui a grande maioria dos que zanzam entre a UFPA e a UFRA - anda levando hoje como leitura em sua mochila, realmente, só perguntando.
.
* Será que cabe Paulo Coelho? Fernando Gabeira ainda tem vez? Jack London ainda fala a língua dos estradeiros? A editora Boitempo é, "cum grano salis", a Civilização Brasileira da vez? O Emir Sader rola? Slavoj Zizek dá o ar de sua graça? Mao e o Che ainda estão na (des)ordem do dia? A Turma da Mônica Jovem?!
Bem, com certeza, a "Veja" é que não é. Muito menos "O País dos Petralhas".
.
* Vamos lá, moçada, digam o que vocês andam lendo, entre uma coisa e outra.
.

****

Um comentário:

Olhar em Movimento disse...

louco esse texto! gostei! eu também gostaria muiiito de saber*