quinta-feira, 7 de maio de 2009

Memória da Loucura


Memória da Loucura e Programa de Volta para Casa
Aporta em Belém, a história da Psiquiatria no Brasil

O Centro Cultural da Saúde (CCS) no Rio de Janeiro, uma unidade da Coordenação Geral de Documentação e Informação (CGDI) do Ministério da Saúde, traz para o Museu Histórico do Estado do Pará (MHEP), entre 7 de maio e 7 de junho de 2009, a mostra Memória da Loucura e a exposição fotográfica Saúde Mental: Novo Cenário, Novas Imagens - Programa de Volta pra Casa.
.
Após percorrerem desde 2001, cerca de 15 cidades no Sul, Sudeste e Nordeste do Brasil – a mostra Memória da Loucura já atingiu um público de mais de 50 mil pessoas e a partir de 2008, agregou nesse circuito a exposição alusiva ao Programa de Volta pra Casa.
.
Em sua primeira incursão pela Região Norte, esse importante evento chega ao estado do Pará com o objetivo de ampliar o debate sobre a Reforma Psiquiátrica, mobilizar profissionais, gestores, usuários e familiares e dar visibilidade aos novos paradigmas da Saúde Mental no Brasil junto ao público.
.
Memória da Loucura
.
A mostra apresenta os 157 anos da história da Psiquiatria no Brasil. Documentos, personalidades relevantes, depoimentos de usuários, familiares e especialistas; as influências estrangeiras, que retratam erros e acertos das práticas psiquiátricas, marcadas por isolamentos e terapêuticas repressoras e desumanas.
.
Conta ainda com uma instigante vídeo-instalação denominada panóptico e apresenta uma peça tridimensional em madeira, contendo em seu interior uma camisa de força. Um módulo com fotografias inéditas do século XIX, além de uma rica coleção com 76 vídeos oriundos de diversas instituições de saúde, ensino e pesquisa.
.
Programa de Volta pra Casa
.
A exposição fotográfica Programa de Volta pra Casa, parceria entre o Programa Nacional de Humanização (PNH), Coordenação Nacional de Saúde Mental e na itinerância com o Centro Cultural, leva ao visitante um recorte geográfico da história da Saúde Mental no Brasil.
Por meio de textos e fotografias, a mostra relata os antigos métodos terapêuticos que eram utilizados no hospital psiquiátrico de Barbacena, Minas Gerais e o registro do cotidiano nas atuais residências terapêuticas, um documento vivo sobre o novo modelo de assistência que está em implementação.
.
O evento reflete que a mudança do modelo de atenção aos portadores de transtornos mentais, é uma história de desafios e que atende a usuários egressos de longas internações. A sociedade hoje se empenha em reescrever essa trajetória, tornando realidade a Lei Antimanicomial.
.
O Centro Cultural da Saúde, além das exposições presenciais e itinerantes, também disponibiliza acesso virtual permanente às mostras, por meio do sítio
http://www.ccs.saude.gov.br/ .

SERVIÇO
Exposições Memória da Loucura e Programa de Volta pra Casa
Período: 07 de maio a 07 de junho de 2009.
Local: Museu Histórico do Estado do Pará
Palácio Lauro Sodré, Praça D. Pedro II, s/nº, Cidade Velha,Belém, Pará.
Tel.: (91) 4009 9835 ou 4009 9830
Email:
museuhistoriodopara@yahoo.com.br

MAIS INFORMAÇÕES
Centro Cultural da Saúde (CCS)
Assessoria de Comunicação Social
Tel.: (21) 2240 5568
Telefaxes: (21) 2240 2813 ou 2240 2845
Email: ccs.saude.gov.br ou
claudia.ferrari@ccs.saude.gov.br
.
***

Um comentário:

Luani Bernades disse...

pq dizemos o q deixa d ser loucura ou n loucura eh algo relativo q todos nos temos um pouco dessa dita loucura