quarta-feira, 6 de maio de 2009

Regatão Cultural na TV Cultura do Pará

O canto dos Uirapurus Paraenses no Regatão Cultural
.
Nobres vozes que protagonizaram a vida cultural na Belém do início do século XX. A trajetória dos irmãos e cantores líricos Helena e Ulysses Nobre será contada no Regatão Cultural desta terça-feira (05), na TV Cultura do Pará.
.
Os “Uirapurus Paraenses”, como os Irmãos Nobre eram conhecidos pela sociedade da época, viveram a música intensamente. Eles compõem uma parte memorável da história da arte local. O programa é exibido às 19h30 e reapresentado no domingo, às 13h30.Filhos do flautista Gentil Augusto e da pianista Maria Francisca, Ulysses (1887-1953) e Helena (1888-1965) manifestaram de forma espontânea o dom pela arte.
.
Ainda adolescentes começaram a se apresentar nas casas sociais da capital paraense. No auge da juventude e do sucesso, os cantores revelaram os primeiros sinais da hanseníase. Em 1906, foram para o Rio de Janeiro em busca de tratamento.
.
Lá, conquistaram a cura da doença e os aplausos dos cariocas, que conheceram o talento dos Nobre em vários pontos artísticos da cidade maravilhosa.De volta, Helena e Ulysses reintegraram o cotidiano artístico de Belém. Porém, em 1925, o estigma da hanseníase resultou em um decreto municipal que proibiu a apresentação dos irmãos em público. Em uma iniciativa ousada, a PRC-5 Rádio Clube do Pará promoveu os famosos Festivais Radiofônicos Anuais dos Irmãos Nobre, que transmitiam os recitais da residência dos cantores para grandes casas sociais como o Theatro da Paz.
.
Esses e outros momentos inesquecíveis serão lembrados por familiares e amigos desses ilustres artistas.
.
Serviço: O programa Regatão Cultural vai ao ar toda terça-feira, às 19h30, e é reapresentado no domingo, às 13h30, na TV Cultura do Pará. Sugestões você pode enviar para: regataocultural@funtelpa.com.br. Ou ligue: (91) 4005 7740/4005 7715.
.
***

2 comentários:

Cleide Magalhães disse...

Oi, estimado poeta. Parabéns pelo blog! Obrigada por divulgar essa notícia e muitas outras bacanas. Precisamos de blogs (como o seu) que possam contribuir para o resgate da memória e valorização da arte e cultura.

Abs.
Cleide Magalhães
Jornalista
DRT/PA 1563.

Leila Negrão disse...

É muito importante saber que existem pessoas comprometidas com a nossa cultura, no resgate das nossas raízes. Nós temos artistas e mentes brilhantes aqui no Pará, mas que pouca gente conhece e valoriza.
Parabéns ao blog (e ao seu dono, é claro!) e ao programa Regatão Cultural pela iniciativa. Que este seja somente o pontapé!