sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Cela

A idéia da detenção num espaço como forma de ação humana punitiva e corretiva parece ter aparecido bem nos séculos treze e quatorze - ao mesmo tempo em que a perspectiva temporal e o espaço pictorial se desenvolviam em nosso mundo ocidental.
.
Toda a concepção da clausura como meio de contenção e como meio de classificação não funciona bem em nosso mundo eletrônico. O novo sentimento que as pessoas experimentam sobre a culpa não é a coisa que possa ser atribuída a determinado indivíduo, porém de preferência, algo de que todos participam de maneira misteriosa. Esse sentimento parece estar voltando a nosso meio.
.
Nas sociedades tribais, dizem-nos, é uma reação familiar, quando ocorre um acontecimento horrendo,as pessoas dizerem "Como deve ser horrível sentir desse modo", em lugar de culpar alguém por ter feito qualquer coisa horrível.
.
Esse sentimento é um aspecto da nova cultura de massa - um mundo de comprometimento total no qual todos estão profundamente integrados com todos os outros e no qual ninguém pode imaginar o que possa ser culpa individual.

***

Nenhum comentário: