quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Literatura afegã é premiada na França

O Prêmio Goncourt, o mais prestigioso das letras francesas, foi atribuído nesta segunda-feira ao escritor de origem afegã Atiq Rahimi pelo romance "Syngué sabour. Pierre de patience".
.
Escritor e cineasta de origem afegã, Atiq Rahimi, de 46 anos, é autor de quatro romances, mas "Syngué sabour" é seu primeiro livro escrito diretamente em francês.
.
Depois de estudar em Cabul, Atiq Rahimi abandonou o país em guerra em meados dos anos 80 e emigrou para o Paquistão. Mais tarde pediu asilo político na França, onde obteve doutorado na Universidade Sorbonne. Possui dupla cidadania, afegã e francesa.

.
Na tradição afegã, "Syngué sabour" é o nome de uma pedra mágica à qual as pessoas confiam suas tristezas. No livro de Rahimi, uma anciã cuida do marido, reduzido a um estado vegetativo desde que foi baleado na nuca. A mulher fala e se libera da opressão conjugal e religiosa.

.
É considerado um livro poético, composto de frases curtas e ritmadas, no qual Rahimi descreve a realidade opressiva da sociedade afegã.

.
***

Nenhum comentário: