segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Júlio Irá Voar

Poeta Carlos Santos


O teatro resgatará em nível nacional a história de um dos maiores gênios da ciência brasileira.
.
Acaba de ganhar o concorrido edital Caixa Cultural o espetáculo “Júlio Irá Voar”, que conta a trajetória do poeta, pesquisador e jornalista Júlio Cezar Ribeiro de Souza, grande descobridor dos princípios da aerodinâmica, um dos maiores heróis da Navegação Aérea Mundial.
.
Escrito pelo dramaturgo Carlos Correia Santos, o texto já tinha conquistado o primeiro lugar no Prêmio Funarte de Dramaturgia em 2004.
.
A montagem do espetáculo é do Grupo Palha com direção e encenação de Paulo Santana. Em 2006, a peça teve sua primeira temporada apresentada em Belém com o patrocínio do Programa Amazônia Arte Mix.
.
Incluído no Catálogo da Dramaturgia Brasileira – acervo coordenado pela conceituada autora Maria Helena Kuhner, iniciativa vencedora do Prêmio Shell –, a obra de Correia também esteve na lista de trabalhos habilitados a disputar o Prêmio de Dramaturgia Antônio José da Silva, realizado pela Funarte e Instituto Camões.
.
Além de todos esses destaques, “Júlio Irá Voar” conta com um aval de peso. O de Luis Carlos Bassalo Crispino, um dos maiores pesquisadores sobre o inventor nortista. Crispino já deu entrevista a Jô Soares sobre suas análises a respeito da trajetória de Ribeiro e, numa carta aberta, aponta a peça como uma importante ferramenta de divulgação dos feitos do navegador.
.
“O Crispino foi minha grande fonte de pesquisa. Foi graças à paixão dele por Júlio Cezar que consegui coletar os dados que eu precisava para compor a trama. Ele guarda um acervo precioso sobre esse incrível personagem”, conta Carlos Correia Santos.

***

Nenhum comentário: