sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Cenografia e Direção de Arte para Audiovisual


*Com mais de uma dezena de filmes no currículo, o fotógrafo, diretor de cena, cenógrafo e diretor de arte Carlos Arthur Liuzzi estará em Belém a partir da próxima semana, para ministrar o curso Cenografia e Direção de Arte para Audiovisual.
.
* Promovido pelo Instituto de Artes do Pará (IAP), através do seu Núcleo de Produção Digital, o curso tem como objetivo desenvolver, através de exercícios práticos, a criação de espaços cenográficos e a composição de figurinos. As inscrições podem ser feitas até dia 31 de outubro, sexta-feira, no próprio instituto.
.
* Por ter apoio teórico de disciplinas ligadas à História da Arte, o curso trata ainda da confecção de objetos cenográficos de determinados períodos históricos, propondo assim um "olhar dramático" da cidade, das roupas e dos objetos, bem como a transformação de obras literárias em imagens e seqüências cinematográficas.
.
*De acordo com Carlos Liuzzi, serão dez dias em que os alunos aprenderão a pensar e a criar para cinema. Segundo ele, a direção de arte é um dos aspectos mais importantes da produção cinematográfica, pois define a “cara” de um filme em seus mínimos aspectos. Carlos Liuzzi já trabalhou em produções como “Inocência” e “Chico Rei”, de Walter Lima Jr.; “Avaeté”, de Zelito Viana; “Sonho de Valsa”, de Ana Carolina; e “Matou a Família e Foi ao Cinema”, de Neville d'Almeida. Atualmente é professor de Direção de Arte na Faculdade de Cinema Gama Filho e na Escola de Cinema Darcy Ribeiro.
.
*O curso será realizado de 5 a 15 de novembro, no ateliê do IAP, de segunda a sexta, de 18h às 22h, e aos sábados de 10h às 14h. As inscrições são gratuitas e têm como público-alvo alunos de Arquitetura, Artes Visuais e Desenho Industrial e profissionais com experiência em cenografia. Os alunos precisarão de régua T, um par de esquadros de tamanho médio, lapiseira 0,5 ou 0,7mm, lápis e borracha.
.
*Informações: 4006-2947/ 2924.
***

Nenhum comentário: