sábado, 25 de outubro de 2008

Essas Meninas

As alegres meninas que passam na rua, com suas pastas escolares, às vezes com os seus namorados. As alegres meninas que estão sempre rindo, comentando o besouro que entrou na classe e pousou no vestido da professora; essas meninas; essas coisas sem importância.
.
O uniforme as despersonaliza, mas o riso de cada uma as diferencia. Riem alto, riem musical, riem desafinado, riem sem motivo; riem.
.
Hoje de manhã estavam sérias, era como se nunca mais voltassem a rir e falar das coisas sem importância.Faltava uma delas. O jornal dera notícia do crime. O corpo da menina encontrada naquelas condições, em lugar ermo.A selvageria de um tempo que não deixa mais rir.
.
As alegres meninas, agora sérias, tornaram-se adultas de uma hora para outra; essas mulheres.
.
***Carlos Drummond de Andrade, em Contos Plausíveis ( José Olympio, 1985)


3 comentários:

Sarmento disse...

Drummond e tua poesia(palavras) atualíssima, parece que ele escreveu isto no dia do fatídico acontecimento.

Duas vidas sendo marcadas trágicamente, sendo que uma arrancada brutalmente, uma jovem que não pôde ser "jovem", uma jovem que não teve tempo de conhecer e viver um amor de verdade. E em tua amiga deixa a dor, os sonhos e marcas por uma vida inteira.

Não há dor maior do que vê ser tirado o direito de ser jovem (suas ilusões, sonhos) e de viver a juventude.

A dor, a lembraça, o vazio, a indignação e o grito de socorro que clama por Justiça: Basta de impunidade...Por um País onde se reserve o direito de ser jovem e viver...e não de matar, de morrer!!

Vanessa

veste vestir disse...

Isso foi maravilhoso...chocante...akquelas belas meninas que eram alegres ficaram tristes...eh mto bom mesmo...Carlos Drummond eh d+

Ana Abrahão disse...

Caros(as),
Caro poeta Ronaldo Franco,
Escrevi um conto em homenagem à uma ex-aluna minha, assassinada brutalmente em julho de 2010, por "monstro", que se dizia "seu namorado", o primeiro que ela, por infelicidade, teve...
Logo me lembrei do conto "Essas meninas" do nosso Drummond,(de cuja obra completa ainda não disponibilizo) escrito há tanto tempo, mas que ainda, por falta de um trabalho maior de conscientização, não só para os homens,mas também e principalmente, para as mulheres, ainda representa uma realidade cruel e desumana em nossa sociedade.
Por isso, venho aqui lhe agradecer por postar o conto "Essas meninas", pois o menciono em meu trabalho e, certamente, farei, ao publicá-lo, um agradecimento especial ao seu "Blog' ABS Ana Maria Abrahão Paraíba do Sul/ Três Rios/ Niterói (UFF)