terça-feira, 28 de outubro de 2008

Instruções de Machado de Assis aos usuários do bonde



Machado de Assis:"Ocorreu-me compôr umas certas regras para uso dos que frequentam os bonds.O desenvolvimento que tem tido entre nós este meio de locomoção, essencialmente democrático, exige que elle não seja deixado ao puro capricho dos passageiros. Não posso dar aqui mais do que alguns extractos do meu trabalho; basta saber que tem nada menos de setenta artigos."

Da leitura dos jornaes.
.
Cada vez que um passageiro abrir a folha que estiver lendo, terá o cuidado de não roçar as ventas do vizinho, nem levar-lhes os chapéos; também não é bonito encostal-o no passageiro da frente.
.
Dos Quebra-Queixos.
.
É permittido o uso de quebra-queixos em duas circumstancias:-a primeira quando não for ninguém no bond, e a segunda ao descer.
.
Da passagem Às Senhoras.
.
Quando alguma senhora entrar, deve o passageiro da ponta levantar-se e dar passagem, não só porque é incommodo para elle ficar sentado, apertando as pernas, como porque é uma grande má criação.
.
Da Posição das Pernas.
.
As pernas devem trazer-se de modo que não constrajam os passageiros do mesmo banco.Não se prohibem formalmente as pernas abertas, mas com a condição de pagar os outros lugares, e fazel-os occupar por meninas pobres ou viuvas desvalidas mediante uma pequena gratificação.
.
Das conversas
.
Quando duas pessoas, sentadas a distancia, quizerem dizer alguma cousa em voz alta, terão cuidado de não gastar mais de quinze ou vinte palavras, e, em todo o caso, sem alusões maliciosas, principalmente se houver senhoras.
.

Do pagamento
.
Quando passageiro estiver ao pé de um conhecido, e , ao vir o conductor receber as passagens, notar que o conhecido procura o dinheiro com certa vagareza ou difficuldade, deve immediatamente pagar por elle: é evidente que, se elle quizesse pagar, teria tirado o dinheiro depressa.
.
(Hoje > Machado de Assis > escreveria uma bíblia para os que frequentam os ônibus...)
***

Nenhum comentário: