sexta-feira, 14 de março de 2008

Jane Duboc :o canto de quem sabe

Jane Duboc é paraense.
.
Estudou no Colégio Gentil Bittencourt, onde terminou o curso de pedagogia.Ainda pequena começou a aprender piano e violão.Com talento para o esporte, praticou natação e voleibol.Por causa do voleibol, ganhou uma bolsa de estudos da Universidade da Geórgia (EUA).
Nos Estados Unidos, em seis anos de dedicação ao curso de música, concluiu os seus estudos de piano, violão, flauta e canto.
.
Conviveu com muito jazz e blues, cantou no coral da Universidade da Geórgia, criou a Fane Jazz Band, fez parte da banda de Vande Gueinst.
.
Projetou a sua voz como uma mistura de beleza e técnica reconhecida a nível nacional e internacional.
.
Gravou com o Roupa Nova.
Participou de mais de 200 álbuns, incluindo de outros artistas (Raul Seixas, Cláudia Telles, Freddie Cole, Leo Gandelman, Toquinho,Ronnie Von, Gilberto Gil, Marcos Valle, Rita Lee,Chico Buarque de Holanda,Caetano Veloso, Nara Leão...)
.
A respeito de seus superdotados recursos vocais é interessante registrar uma opinião de quem entende,o maestro Júlio Medaglia:
.
"Além de possuir excelente material, Jane Duboc tem um domínio de voz incomum para os nossos padrões. Vai de um extremo ao outro dos recursos vocais sem se abalar, é capaz de fazer vibrato até uma semicolcheia, calibrar a emissão da voz a seu gosto, seja qual for a situação ou complexidade do fraseado, e assim por diante.
.
Seu diálogo com o arranjo se dá em igualdade de condições, aceitando as provocações que vão do mais ágil virtuosismo ao mais sonoro e descontraído lirismo.
.
Uma cantora de alto nível,enfim.Um instrumento sensível,inteligente e musical.Raríssimo são os autores neste país em condições de compor para o seu pontecial."
.
Jane Duboc >> já publicou 2 livros infantis:Buze e Jeguelinho e Bia.
.
***




Nenhum comentário: