terça-feira, 25 de março de 2008

Amazônia Jazz Band


A Amazônia Jazz Band desenvolve há 19 anos, intenso trabalho de disseminação da cultura musical, tendo por metodologia a utilização das vertentes artística e educacional, ora por meio de suas apresentações,ora por meio de concertos didáticos que realiza em benefício de estudantes da Rede Pública de ensino da capital paraense, consagrando-se, assim, como um dos mais importantes e aclamados organismos da cultura no Estado do Pará.
.
Composta de 25 integrantes conta com o apoio fundamental do Governo do Estado do Pará, através da Secult-Secretaria Executiva de Cultura, que mantém o pagamento mensal dos músicos, além de sempre incentivar, e aderir aos seus projetos, bem como da Fundação Carlos Gomes, que confere espaço apropriado para os ensaios semanais da Orquestra, realizados, atualmente, na Sala “Etore Bósio”, e cedendo instrumentos à Banda.

Iniciou suas atividades em 1989, ainda como Big Band da Fundação Carlos Gomes, parceria que mais tarde resultaria, entre outras ações, num ousado projeto de encomenda de obras exclusivas à Banda, aos mais representativos compositores brasileiros, como Almeida Prado, Marlos Nobre e Gilberto Mendes, resultando em um repertório único.
.
Paralelamente, em 1995, sob a direção de Andi Pereira, a banda deu início a um expressivo trabalho de pesquisa, coleta e execução de obras escritas por grandes compositores do século XX para banda de jazz, culminando com a execução de obras de extrema importância no repertório mundial escrito para esta formação orquestral, como Suíte para Orquestra de Jazz, de Dmitri Shostakovich; Prelude Fugue and Riffs, de Leonard Bernstein e Ebony Concerto, de Igor Stravinsky.
.
A Orquestra AJB conta como aliados à qualidade de seu trabalho, a experiência e a maturidade de quem traz na sua história a realização de diversos concertos por várias cidades brasileiras e do exterior.
.
Nestes festivais, acompanhou solistas (nacionais e internacionais) como os trombonistas Radegundis Feitosa (BR) e Pete Madsen (EUA), os pianistas Jorge Luiz Prats (Cuba), Luiza Camargo e Nelson Neves; os saxofonistas Fred Henk (EUA). O paraense Paulo Levy, o clarinetista russo Oleg Andreyeyev, e os percussionistas Ney Rosauro e Bill Molenhoff (EUA )
.
Em 2000, o trompetista e maestro Barry Ford assumiu a liderança da banda, renovando o repertório com obras de grandes compositores e arranjadores de jazz norte americano e latino, como Duke Ellington, Gordon Goodwin e Maria Schneider, incrementando e diversificando ainda mais a sonoridade da Amazônia Jazz Band.
.
Desde 2005, seu regente titular é o maestro Ricardo Aquino, que segue na condução do grupo, trabalhando o seu vasto repertório, dinâmico e arrojado, já que se compõe de uma pluralidade de ritmos musicais: dos mais conhecidos standarts de Jazz como “New York, New York, “In the Mood”, “Moonlight Serenade”, passando pela Música Latina de compositores renomados como Arturo Sanoval, Paquito de Rivera, e como não poderia deixar de ser, dispõe ainda de um vasto repertório de música brasileira, com sambas, chorinhos, frevos, carimbós.
.
Com efeito, é a técnica refinada de seus integrantes e o seu repertório, que faz com que a Orquestra Amazônia Jazz Band, proporcione em seus concertos, espetáculos de altíssimo nível, elevando espíritos e agradando a todo tipo de público.
.
Novas propostas de parcerias e projetos, entre a Administração Pública e a Amazônia Jazz Band, deverão ser lançadas ainda em 2007 e 2008, reiterando, desta forma, o seu papel de parceira da Administração Pública como um todo. A União, o Governo do Estado, e seus Municípios, contam e poderão contar sempre com a Orquestra, sempre que seja requerida a sua atuação em prol da arte, da educação e da cultura.
.
Integrantes:
Regente: Ricardo Aquino
Saxes: Marcos Cardoso
Alexandre Pinheiro
Esdras Souza
Harley Bichara
Eduardo Lima
Trombones: Cristóvam Figueiredo
Kelson Pinheiro
Josibias Ribeiro
Josiel Saldanha
Benedito Jr.
Trompetes: Elielson Gomes
Ilson Cruz
Joabe Nunes
Wilkerson Monteiro
Kelson Villarins
Base: Robenare Marques - piano
Príamo Brandão - contrabaixo
Marcelo Viana- guitarra
Mariano Primo – bateria
Paulo Borges - bateria
Cláudio Costa-percussão
Inspetor: Fábio André
Arquivista: Joel Costa
Montadores: Josué Vilaça
Ronaldo Marques
Mário Cruz
Contatos:
Fone: 091 3201-9456 (Príamo Brandão) de 8h às 14h
Email: priamobrandao@hotmail.com

Ricardo Aquino (Regente)
Fone: 091 9146-7069
Email: mailto:ricardoaquino@uol.com.br
amazoniajazzband@gmail.com

4 comentários:

Anônimo disse...

Vejo a poesia a literatura e a notícia brotar como códigos binários neste novo veículo de comunicação que é a internet, no Blog do meu Amigo Ronaldo Franco... obrigado pela força que nos abraça e nos eleva...!!!

Marcos Puff

Príamo Brandão disse...

Ronaldo Franco é incansável na propagação da Arte e da Cultura Paraense e Universal. Belíssima iniciativa ! Vida longa ao nosso amigo Ronaldo e ao seu privilegiado espaço na Internet.

Príamo Brandão

Velloso disse...

Ronaldo, obrigado por dividir seu espaço de público tão seleto conosco, da Amazônia Jazz Band. gostaria de fazer uma pequena correção: meu email é riaquino@uol.com.br e não ricardoaquino@... como saiu no post. e também ressaltar que o email amazoniajazzband@gmail.com está INATIVO. CONTATOS NO EMAIL riaquino@uol.com.br e fones 91-91467069. obrigado, Ronaldo! um abraço.
Ricardo Aquino

Velloso disse...

amigos! visitem o site

www.myspace.com/orquestraamazoniajazzband

e tornem-se um amigo da Orquestra Amazônia Jazz Band no My Space!
um Abraço!
Aquino