domingo, 9 de março de 2008

Para pensar... ( Fernando Pessoa )

* O coração, se pudesse pensar, pararia.

* A glória noturna de ser grande não sendo nada!

* Tudo me interessa e nada me prende.

* Faço paisagens com o que sinto.

* Tenho fome da extensão do tempo, e quero ser eu sem condições.

* Pari meu ser infinito, mas tirei-me a ferros de mim mesmo.

* ...mas o que são saudades perante as grandes ascensões?...

* O único modo de estarmos de acordo com a vida é estarmos em desacordo com nós próprios.

* O absurdo é o divino.

* Mover-se é viver, dizer-se é sobreviver.

* Dar a cada emoção uma personalidade, a cada estado de alma uma alma.

* É nobre ser tímido, ilustre não saber agir, grande não ter jeito para viver.

* Benditos os que não confiam a vida a ninguém.

* Toda a vida humana é um movimento na penumbra. Vivemos, num lusco-lusco da consciência, nunca certos com o que somos ou com o que nos supomos ser.

* Cada um tem a sua vaidade, e a vaidade de cada um é o seu esquecimento de que há outros com alma igual.

* Que coisa morro quando sou ?

* Viver é ser outro.

* O verdadeiro sábio é aquele que assim se dispõe que os acontecimentos exteriores o alterem minimamente.

* Nunca amamos alguém. Amamos tão-somente, a idéia que fazemos de alguém. É a um conceito nosso - em suma, é a nós mesmos - que amamos.

* Não querer é poder.

* Não aspiro a nada. Dói-me a vida. Estou mal onde estou e já mal onde penso em poder estar.

* O entusiasmo é uma grosseria.

* Nunca sabemos quando somos sinceros.Talvez nunca o sejamos. E mesmo que sejamos sinceros hoje, amanhã podemos sê-lo por coisa contrária.

* Ter opiniões é estar vendido a si mesmo.Não ter opiniões é existir. Ter todas as opiniões é ser poeta.

* Reduzir as necessidades ao mínimo, para que nada dependamos de outrem.

* Considerar todas as coisas que nos sucedem como acidentes ou episódios de um romance, a que assistimos não com a atenção senão com a vida. Só com essa atitude poderemos vencer a malícia dos dias e os caprichos dos sucessos.

* Pensar, ainda assim, é agir.

* Uma opinião é uma grosseria, mesmo quando não é sincera.

* Todos temos por onde sermos desprezíveis. Cada um de nós traz consigo um crime feito ou o crime que a alma lhe pede para fazer.

* Possuímos nós alguma coisa ? Se nós não sabemos o que somos, como sabemos nós o que possuímos ?

* O mundo exterior existe como um ator num palco: está lá mas é outra coisa.

* Existir é desmentir-se.

* Que bom estar só l a r g a m e n t e !!!

* O tédio dos grandes esforçados é o pior de todos.

* Só disfarçado é que sou eu.

* O criador do espelho envenenou a alma humana.

* O homem não deve poder ver a sua própria cara. Isso é o que há de mais terrível. A Natureza deu-lhe o dom de não a poder ver, assim como de não poder fitar os seus próprios olhos.

Nenhum comentário: