sábado, 15 de março de 2008

Teatro da Paz

* Em março de 1869, em plena guerra entre Brasil e Paraguai, no governo de José Bento da Cunha e Figueiredo, foi lançada a pedra fundamental da construção do Teatro da Paz.
.
* O estilo do prédio é neoclássico, da escola da arquitetura européia introduzida pela missão francesa trazida por Dom João VI no princípio do século XIX.
.
* É construído em 2 pavimentos, possuindo a fachada, estrutura em arcos avançada, sobre a qual está o terraço, ligado ao salão social do segundo andar. A entrada principal está no fundo da estrutura em arcos.Seis colunas coríntias sustentam um frontão triangular que encima a fachada com relevos alusivos às artes cênicas.Entre as colunas, em nichos vêem-se quatro bustos, dedicados à música, à poesia, à comédia e à tragédia.
Em seu interior vamos encontrar o amplo salão de espetáculos com capacidade para 1.100 lugares, distribuídos em platéia, frisas, camarotes e paraíso.
.
* O teatro foi inaugurado em 1878.
.
* O teatro é o centro da vida artística e social de Belém.Desde os tempos áureos do "boom" da borracha.
.
Registro histórico: companhias européias se apresentavam em seu palco ao lado de grandes artistas estrangeiros e nacionais, como Carlos Gomes, que regeu pessoalmente sua obra "O Guarany".

**

Nenhum comentário: