sábado, 25 de outubro de 2008

Ilha do Mosqueiro- 2008

Uma ilha chamada Mosqueiro:- gerações de bem viver.

À beira-rio, em que se misturam todas as raças da alegria.

Marés de lembranças caboclas.
Praias que transbordam saudades.
Território de férias paraenses.
.
"A história de Mosqueiro se confunde com a história da colonização da Amazônia, particularmente do Estado do Pará e de sua capital. É a história de um arquipélago singular, localizado na fantástica foz do rio Amazonas que vem encantando os viajantes durante séculos." (escreve > Eduardo Brandão na Revista Ilhas Amazônicas)
.
A origem do nome "Mosqueiro"
.
*A influência da cultura tupinambá deixou marcas em Mosqueiro, a começar pelo próprio nome. Alguns estudiosos, entre eles Meira Filho, atribuem a um processo de corruptela do termo Moquém ou Moqueio.
.
* Nos primeiros séculos de colonização portuguesa, o litoral era responsável pelo abastecimento da cidade de Belém.Os tupinambás submissos, também conhecidos como tapuias eram encarregados desta tarefa.Como não possuíam a cultura do sal e não dispunham de tecnologias como a refrigeração, as praias de Mosqueiro, caminho obrigatório para quem chegava em Belém, foram palco da prática intensiva do moqueio.
.
* Os colonizadores não conheciam o termo Moqueio, mas conheciam Mosqueiro, nome dado a algumas localidades de Portugal e Espanha, logo concluíram era a ponta dos Moqueios, a ponta da Musqueira, a ponta do Mosqueiro.
.
* A ponta do bem viver.







***



3 comentários:

Ge Fazio em poesia disse...

parabéns poeta pela sensibilidade em nos mostrar pedacinhos do paraiso assim como a ilha de Mosqueiros...
Uma semana de luz para vc!

Ge Fazio

Sarmento disse...

Olá, grande Poeta...ou melhor "Poeta sorriso".

Como este nosso País é previlégiado por tamanha beleza em tua diversidade. É nesta hora que dá orgulho em ser Brasileira, vendo e lendo este lugar belo e esta cultura ainda mais bela do teu Estado.

Lindas fotos, e mais linda ainda a tua sensibilidade e disponibilizade em apresentar e difundi um pedacinho do teu lugar pra quem está tão longo, assim como "EU".
Ainda não conheço, pois a vontade e imensa e farei isto um dia...e quem sabe tbém ver de perto este meu amigo "Poeta sorriso".

Parabéns pelo espaço a cultura que vc aqui dá...e pelo vasto e rico conteúdo aqui postado.

PS: Vi uma certa vez fotos de um paraiso aí..acho que no interior não sei bem... perdõe minha ignorância: "Alter do Chão", lindo o lugar, uma paisagem sem igual.

Beijos no fundo do teu coração e na tua alma belíssimos (ambos).

Uma semana com muitas alegrias e muito afeto humano.

Vanessa"lindinha"

Carlos Barretto  disse...

Olá, amigo.
Boa tarde.
Informo que as imagens 2 e 3 são de minha autoria. Quanto a isso, lhe peço apenas o seguinte:
1) A imagem 1, contém pessoas que fazem parte de minha família. Por razões de ordem pessoal, peço encarecidamente que apenas esta seja retirada.
2) Quanto a imagem 3, vc pode mantê-la. Peço apenas que adicione o crédito de autoria da imagem.

Desde já agradeço, e parabenizo pelo belo blog.

Abs