terça-feira, 25 de março de 2008

Amazônia Jazz Band


A Amazônia Jazz Band desenvolve há 19 anos, intenso trabalho de disseminação da cultura musical, tendo por metodologia a utilização das vertentes artística e educacional, ora por meio de suas apresentações,ora por meio de concertos didáticos que realiza em benefício de estudantes da Rede Pública de ensino da capital paraense, consagrando-se, assim, como um dos mais importantes e aclamados organismos da cultura no Estado do Pará.
.
Composta de 25 integrantes conta com o apoio fundamental do Governo do Estado do Pará, através da Secult-Secretaria Executiva de Cultura, que mantém o pagamento mensal dos músicos, além de sempre incentivar, e aderir aos seus projetos, bem como da Fundação Carlos Gomes, que confere espaço apropriado para os ensaios semanais da Orquestra, realizados, atualmente, na Sala “Etore Bósio”, e cedendo instrumentos à Banda.

Iniciou suas atividades em 1989, ainda como Big Band da Fundação Carlos Gomes, parceria que mais tarde resultaria, entre outras ações, num ousado projeto de encomenda de obras exclusivas à Banda, aos mais representativos compositores brasileiros, como Almeida Prado, Marlos Nobre e Gilberto Mendes, resultando em um repertório único.
.
Paralelamente, em 1995, sob a direção de Andi Pereira, a banda deu início a um expressivo trabalho de pesquisa, coleta e execução de obras escritas por grandes compositores do século XX para banda de jazz, culminando com a execução de obras de extrema importância no repertório mundial escrito para esta formação orquestral, como Suíte para Orquestra de Jazz, de Dmitri Shostakovich; Prelude Fugue and Riffs, de Leonard Bernstein e Ebony Concerto, de Igor Stravinsky.
.
A Orquestra AJB conta como aliados à qualidade de seu trabalho, a experiência e a maturidade de quem traz na sua história a realização de diversos concertos por várias cidades brasileiras e do exterior.
.
Nestes festivais, acompanhou solistas (nacionais e internacionais) como os trombonistas Radegundis Feitosa (BR) e Pete Madsen (EUA), os pianistas Jorge Luiz Prats (Cuba), Luiza Camargo e Nelson Neves; os saxofonistas Fred Henk (EUA). O paraense Paulo Levy, o clarinetista russo Oleg Andreyeyev, e os percussionistas Ney Rosauro e Bill Molenhoff (EUA )
.
Em 2000, o trompetista e maestro Barry Ford assumiu a liderança da banda, renovando o repertório com obras de grandes compositores e arranjadores de jazz norte americano e latino, como Duke Ellington, Gordon Goodwin e Maria Schneider, incrementando e diversificando ainda mais a sonoridade da Amazônia Jazz Band.
.
Desde 2005, seu regente titular é o maestro Ricardo Aquino, que segue na condução do grupo, trabalhando o seu vasto repertório, dinâmico e arrojado, já que se compõe de uma pluralidade de ritmos musicais: dos mais conhecidos standarts de Jazz como “New York, New York, “In the Mood”, “Moonlight Serenade”, passando pela Música Latina de compositores renomados como Arturo Sanoval, Paquito de Rivera, e como não poderia deixar de ser, dispõe ainda de um vasto repertório de música brasileira, com sambas, chorinhos, frevos, carimbós.
.
Com efeito, é a técnica refinada de seus integrantes e o seu repertório, que faz com que a Orquestra Amazônia Jazz Band, proporcione em seus concertos, espetáculos de altíssimo nível, elevando espíritos e agradando a todo tipo de público.
.
Novas propostas de parcerias e projetos, entre a Administração Pública e a Amazônia Jazz Band, deverão ser lançadas ainda em 2007 e 2008, reiterando, desta forma, o seu papel de parceira da Administração Pública como um todo. A União, o Governo do Estado, e seus Municípios, contam e poderão contar sempre com a Orquestra, sempre que seja requerida a sua atuação em prol da arte, da educação e da cultura.
.
Integrantes:
Regente: Ricardo Aquino
Saxes: Marcos Cardoso
Alexandre Pinheiro
Esdras Souza
Harley Bichara
Eduardo Lima
Trombones: Cristóvam Figueiredo
Kelson Pinheiro
Josibias Ribeiro
Josiel Saldanha
Benedito Jr.
Trompetes: Elielson Gomes
Ilson Cruz
Joabe Nunes
Wilkerson Monteiro
Kelson Villarins
Base: Robenare Marques - piano
Príamo Brandão - contrabaixo
Marcelo Viana- guitarra
Mariano Primo – bateria
Paulo Borges - bateria
Cláudio Costa-percussão
Inspetor: Fábio André
Arquivista: Joel Costa
Montadores: Josué Vilaça
Ronaldo Marques
Mário Cruz
Contatos:
Fone: 091 3201-9456 (Príamo Brandão) de 8h às 14h
Email: priamobrandao@hotmail.com

Ricardo Aquino (Regente)
Fone: 091 9146-7069
Email: mailto:ricardoaquino@uol.com.br
amazoniajazzband@gmail.com

4 comentários:

Anônimo disse...

Vejo a poesia a literatura e a notícia brotar como códigos binários neste novo veículo de comunicação que é a internet, no Blog do meu Amigo Ronaldo Franco... obrigado pela força que nos abraça e nos eleva...!!!

Marcos Puff

Anônimo disse...

Ronaldo Franco é incansável na propagação da Arte e da Cultura Paraense e Universal. Belíssima iniciativa ! Vida longa ao nosso amigo Ronaldo e ao seu privilegiado espaço na Internet.

Príamo Brandão

Velloso Junior disse...

Ronaldo, obrigado por dividir seu espaço de público tão seleto conosco, da Amazônia Jazz Band. gostaria de fazer uma pequena correção: meu email é riaquino@uol.com.br e não ricardoaquino@... como saiu no post. e também ressaltar que o email amazoniajazzband@gmail.com está INATIVO. CONTATOS NO EMAIL riaquino@uol.com.br e fones 91-91467069. obrigado, Ronaldo! um abraço.
Ricardo Aquino

Velloso Junior disse...

amigos! visitem o site

www.myspace.com/orquestraamazoniajazzband

e tornem-se um amigo da Orquestra Amazônia Jazz Band no My Space!
um Abraço!
Aquino